Lesões na ponta dos dedos não atrapalham a identificação biométrica

tre-df dedo

Desde 25 de fevereiro deste ano, a Justiça Eleitoral do Distrito Federal vem recadastrando os seus eleitores em um novo sistema de identificação utilizando as impressões digitais.

Como em toda mudança de procedimento, é natural que a população tenha algumas dúvidas relacionadas a situações imprevisíveis que possam comprometer a utilização da nova sistemática no momento de se identificar no dia das eleições gerais de 2014.

Uma delas é a lesão nas pontas dos dedos. O eleitor pode questionar: caso a pessoa sofra um corte no dedo antes do momento da votação, sua identificação será comprometida? A resposta é negativa.

Exceto em casos graves (que deixam cicatrizes), a impressão digital se recupera normalmente dos cortes voltando ao mesmo desenho anterior. E, mesmo que no momento da votação haja cortes e até cicatrizes, a impressão digital será reconhecida normalmente. O sistema de identificação biométrica pelas digitais funciona com o reconhecimento de 13 pontos na impressão enquanto a digital tem em média 50 pontos, o que é mais que suficiente para a realização do procedimento.

Todavia, para assegurar ainda mais a eficiência do sistema, apesar de apenas uma digital ser suficiente para a identificação, todos os dedos do eleitor são escaneados. Assim, se houver problemas com a primeira digital (polegar), as outras poderão ser utilizadas.

Biometria

O recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos é obrigatório, e totalmente gratuito, para todos os eleitores do Distrito Federal, incluindo aqueles já alistados aos quais o voto é facultado – maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos.

Para agendar o atendimento, basta acessar o site do TRE-DF ou ligar no telefone 3048-4000. É importante que aquele que não puder comparecer no dia e horário agendados realize o cancelamento no site do TRE, de modo a liberar a vaga para outra pessoa.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido