MRE apoia divulgação campanha da Justiça Eleitoral para eleitores do exterior

Assista ao vídeo da campanha.

Eleitor no exterior - 05.07.2021

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um vídeo para incentivar brasileiras e brasileiros que moram no exterior a fazerem o seu alistamento eleitoral para poderem votar nas Eleições Gerais de 2022. Além de ser veiculada no canal do TSE no Youtube e nas redes sociais da Corte, a campanha contará com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que também divulgará o conteúdo por meio dos canais das embaixadas brasileiras pelo mundo.
Narrado pelo Presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, o vídeo consiste em uma mensagem aos brasileiros e brasileiras que moram fora do Brasil, mas que ainda mantêm laços afetivos e de interesse no país. “Todo cidadão brasileiro no exterior que esteja devidamente habilitado pode e deve se alistar para votar”, incentiva o Presidente do TSE.
Clique aqui para assistir ao vídeo.

Título Net Exterior
Os brasileiros e as brasileiras que residem no exterior possuem um canal aberto com a Justiça Eleitoral: a plataforma Título Net Exterior. Por meio dela, é possível fazer alistamento eleitoral, revisão de dados cadastrais e transferência de domicílio de forma totalmente on-line, sendo necessário apenas o comparecimento na unidade consular mais próxima no caso de a eleitora ou o eleitor desejar retirar o título eleitoral impresso. A versão digital do documento, gerada pelo aplicativo e-Título, também tem valor legal.

Acesso à plataforma
Para acessar o Título Net no Exterior, basta clicar no menu “Eleitor e Eleições” no topo do Portal do TSE e, então, selecionar “Eleitor no Exterior”. Após ler a instruções, um formulário deve ser preenchido, e os documentos requeridos devem ser anexados. Após análise e aprovação, a eleitora ou o eleitor poderá baixar o aplicativo e-Título e, por meio de seu CPF ou número do título, baixar o documento em seu smartphone ou tablet.
O processo é totalmente gratuito e pode ser realizado a qualquer tempo até 151 dias antes da data do primeiro turno das eleições – que acontecerá no dia 2 de outubro de 2022 –, ou seja, no começo de maio do ano que vem.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido