Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa participa do XVI CODEJE

Educação política e cidadania marcam o evento iniciado ontem eque se encerra nesta sexta-feira.

EJE-DF participa do XVI CODEJE

O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa (EJE-DF), Desembargador Teófilo Rodrigues e o Secretário da EJE-DF, Ronaldo Franco, participaram na última quinta e sexta-feira (27 e 28/5), do XVI CODEJE – Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento que reúne todas as Escolas dos Tribunais Regionais Eleitorais do país acontece virtualmente, e é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral de São Paulo. As reuniões discutem a integração e a troca de experiências entre as escolas presentes nos 27 tribunais regionais eleitorais.
Participaram da mesa de honra, dando início aos trabalhos, o presidente e o vice-presidente do Codeje, desembargadores Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior (TRE-SP) e Jorge Luís Dall´Agnol (TRE-RS), respectivamente, e a Juíza representante da Região Sudeste, Roberta Rocha Fonseca (TRE-MG).
“Estamos reunidos para cumprir uma missão do Codeje, que é discutir questões de direito eleitoral. Destaco, primeiro, que o maior patrimônio da Justiça Eleitoral são os servidores, que, com comprometimento e dedicação, realizam, a cada dois anos, o evento mais importante para a consolidação da república democrática, que são as eleições”, afirmou Nuevo Campos. Ainda segundo o presidente do TRE-SP, “com tantas mudanças normativas e novidades a cada pleito, é preciso compartilhar boas práticas e estruturar um regramento nacional para as escolas judiciárias, sem esquecer que a aplicação das regras envolve complexidades, considerando as dimensões continentais do país”.
Em seguida, coordenadores das escolas judiciárias se reuniram para discutir o Sistema EJE, que regulamenta as atividades de pesquisa, formação profissional, publicação e divulgação de trabalhos relacionados ao Direito Eleitoral, com vistas ao fortalecimento da democracia representativa e da educação para a cidadania. Também foram discutidos a nacionalização das ações das escolas e o envolvimento delas no grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para a reforma e a sistematização das normas eleitorais.  
Os relatórios elaborados pelos coordenadores serão analisados pela diretoria e servirão de base para a produção da Carta do Codeje.


*Produzido com base em informações divulgadas pelo TRE-SP

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido