Justiça Eleitoral celebra os 25 anos da urna eletrônica

Confira o histórico do dispositivo.

Confira o histórico do dispositivo.

Nesta quinta-feira (13), a urna eletrônica completa 25 anos. Em dia 13 de maio de 1996, o TSE enviava as primeiras urnas eletrônicas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para que conhecessem o equipamento que seria utilizado nas eleições municipais daquele ano.
O Presidente do TREDF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, destacou o papel do dispositivo para a democracia brasileira: “Durante esses 25 anos, não foi comprovada nenhuma fraude relacionada à urna eletrônica. Motivo de orgulho nacional, ela tem sido utilizada como instrumento profícuo na manutenção do processo democrático brasileiro. Temos um processo seguro e auditável, acompanhado não só por entidades como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e os partidos políticos, mas, sobretudo, pelo cidadão. Mesmo em um contexto de pandemia, seguimos trabalhando arduamente para assegurar um processo eleitoral justo e transparente.”
A evolução da urna eletrônica
Nesses 15 anos, a urna passou por constantes evoluções e se consolidou como a forma mais segura para o exercício da democracia por meio do voto eletrônico.
Cabe destacar que o primeiro Código Eleitoral de 1932 já previa, em seu artigo 57, o “uso das máquinas de votar”, regulado oportunamente pelo Tribunal Superior (Eleitoral), assegurado o sigilo do voto.
No entanto, a história da informatização das eleições teve início com a consolidação do cadastro único e automatizado de eleitores, iniciado em 1985 e finalizado no ano posterior. Ao longo dos anos, diversos protótipos de urnas eletrônicas foram apresentados pelos TREs. Em 1994, o TSE inaugurou o processamento eletrônico do resultado das eleições gerais daquele ano com recursos computacionais da própria Justiça Eleitoral.
Somente após muitos estudos e testes, os eleitores tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica nas eleições municipais de 1996. Na ocasião, mais de 32 milhões de brasileiros um terço do eleitorado da época, votaram nas mais de 70 mil urnas eletrônicas produzidas para aquelas eleições. Participaram 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas, 26 capitais.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido