Magistrado Alvaro Ciarlini toma posse como Membro Titular do TRE-DF

A cerimônia foi transmitida pelo perfil da Corte no Youtube.

Magistrado Alvaro Ciarlini toma posse como Membro Titular do TRE-DF

Na tarde desta segunda-feira (15), o Juiz de Direito Alvaro Ciarlini tomou posse no cargo de Membro Titular da Corte Regional Eleitoral. Iniciado às 16h30, o evento aconteceu por videoconferência e foi transmitido pelo canal oficial do TREDF no YouTube.
Além do presidente, estiveram presentes o Vice-presidente e Corregedor do TREDF, Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, os desembargadores do TREDF Luis Gustavo de Oliveira, Renato Guanabara Leal, Renato Coelho e Francisco Amaral, a Corregedora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e expresidente do TREDF, Desembargadora Carmelita Brasil, o Procurador Regional Eleitoral José Jairo Gomes, o Diretor-Geral, Guilherme Valadares, e o Assessor de Comunicação Social Fernando Velloso Filho.
A abertura da cerimônia foi realizada pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, que convidou o empossando a prestar o compromisso solene de posse. Após o compromisso, o Diretor-Geral do TRE-DF, Guilherme Valadares, realizou a leitura do termo.
Depois de destacar os principais pontos do currículo do magistrado, o presidente afirmou: “É um privilégio recebê-lo na titularidade desta Corte Eleitoral, seja muito bem-vindo.” O Desembargador Luís Gustavo de Oliveira também homenageou o empossado: “Por onde passou, deixou um rastro de grandeza e excelência e, ao chegar aqui, eu tenho certeza de que não será diferente.”
O Vice-Presidente e Corregedor do TREDF, Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, acrescentou: “Que Vossa Excelência encontre aqui a paz para continuar com a sua brilhante e profícua carreira.” O Desembargador Renato Coelho também cumprimentou o magistrado: “Tenho certeza de que aprenderei muito nas próximas sessões com Vossa Excelência.”
Em seguida, o Desembargador Renato Guanabara Leal afirmou que o empossado “certamente irá engrandecer o TREDF. Eu o conheço muito bem, desde juiz da Vara de Fazenda Pública, e sei do seu brilhantismo.”
O Desembargador Francisco Amaral também homenageou o juiz: “Sua excelência sempre foi um magistrado vocacionado, estudioso e dedicado à nossa Justiça do Distrito Federal desde 1994.”
Ao prestar sua homenagem, o Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes, acrescentou: “Quero dizer da satisfação e da honra que nos envolvem em tê-lo aqui no nosso Tribunal.”
A Corregedora do TJDFT e ex-presidente do TREDF, Desembargadora Carmelita Brasil, também pediu a palavra para cumprimentar o empossado: “A marca registrada desse eminente juiz e professor, é deixar, por onde passa, a sua inteligência aplicada ao que faz. Tem uma inteligência invulgar, mas, acima de tudo, é um homem de bem e, portanto, alia a virtude à inteligência.
Ao final, o Diretor-Geral, Guilherme Valadares, acrescentou: “Em nome de todos os servidores dessa Corte, eu parabenizo Vossa Excelência pela brilhante carreira, e por esse momento.”

Leia o discurso de posse do magistrado na íntegra.


Sobre o empossado
Natural do Rio de Janeiro (RJ), o magistrado Álvaro Luis de Araújo Sales Ciarlini é bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Filosofia (UnB) e Especialista em Direito Processual (AEUDF).
Em abril de 1994 tomou posse como Juiz de Direito Substituto do TJDFT. Em fevereiro de 1996, tornou-se Juiz Titular. Em setembro de 2016 passou a ocupar o cargo de Juiz Substituto de Segundo Grau do TJDFT, com atuação na 3ª Turma Cível e 1 ª Câmara Cível.
Ocupou o cargo de Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2008 a 2009. Atuou como Juiz Eleitoral de 2003 a 2005. De 2004 a 2005 foi Diretor da Escola Judiciária Rui Barbosa e, desde junho de 2019, atuou como Desembargador Eleitoral Substituto da Corte.
Foi professor do curso de Direito (AEUDF, UniCEUB e IDP) de 1991 a 2017, e do curso de pós-graduação lato sensu em Direito (ICAT/AEUDF) de 1995 a 2009. No curso de mestrado em Direito do IDP, atuou de 2010 a 2017.
Entre os principais títulos  recebidos pelo magistrado estão a Medalha “O Pacificador”, do Exército brasileiro (2008), Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios, Grau Comendador (2001) e Ordem do Mérito de Brasília, grau Comendador, do Governo do Distrito Federal (2000).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido