TREDF se despede do Procurador Regional Eleitoral José Jairo Gomes

Os desembargadores homenagearam o autor de livros renomados na área de Direito Eleitoral

despedida procurador Jose Jairo

Após quatro anos atuando perante a Corte Eleitoral do Distrito Federal, o Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes, se despediu, nesta quarta-feira (29), do Pleno do TRE-DF. Em sessão virtual, os desembargadores destacaram o trabalho, a seriedade e inteligência do procurador.
A sessão
Além do homenageado e do Presidente da Corte, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, compuseram a sessão o Vice-Presidente, Desembargador J. J Costa Carvalho e os desembargadores eleitorais Renato Gustavo, João Batista, Renato Guanabara, Renato Scussel e Arquibaldo Carneiro.
Após reforçar a honra de conduzir a sessão que marcou a despedida do Procurador e lamentar que o contexto atual de pandemia não tenha permitido uma homenagem à altura do homenageado, o Presidente do TREDF fez um resumo do currículo do advogado e destacou: “Certamente a ausência de Sua Excelência nas nossas próximas Sessões Plenárias irá privar-nos de sua notória sabedoria e conhecimento na matéria. Mas, sobretudo, seremos privados de um convívio agradável e salutar.”
Em seguida, o Vice-Presidente e Corregedor do TREDF J.J. Costa Carvalho, acentuou as virtudes do Procurador: “Uma pessoa muito agradável, afável no seu relacionamento. Com certeza, o tempo que esteve aqui no TRE, deixou as marcas da sua cultura, da sua grande envergadura intelectual, mas também esse lado humano.”
Em seu discurso, o Procurador-Geral Eleitoral do Distrito Federal, José Jairo Gomes agradeceu pelas palavras e destacou: “Fiquei muito emocionado com as palavras gentis, carinhosas de Vossas Excelências. Realmente eu me dedico a essa pesquisa já tem mais de vinte anos e tenho produzido algumas coisas e espero que elas realmente tenham tido utilidades para os julgamentos e para a melhor compreensão da matéria. (...) Quero dizer que já estou sentindo muitas saudades dessas nossas sessões, desses nossos encontros, e lamentar profundamente a situação de não podermos nos encontrarmos fisicamente, no Tribunal, na antessala tomando um café.”
Os demais desembargadores também homenagearam o Procurador. Para assistir à sessão na íntegra, clique aqui.
Sobre o homenageado
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou como Professor Adjunto, o homenageado é Professor em cursos de Pós-graduação e Especialização.
Procurador Regional Eleitoral no Distrito Federal (com atuação no TRE/DF) e Procurador Regional da República (com atuação perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília/DF), atuou como Coordenador do Grupo Nacional da Função Eleitoral - Genafe (órgão vinculado ao Gabinete da Procuradoria Geral da República) entre 2017 e 2019 e Diretor de Ensino e Projetos na Fundação Pedro Jorge.
Foi Procurador Adjunto na Procuradoria Geral Eleitoral - PGE, atuando perante o Tribunal Superior Eleitoral. Foi Procurador Regional Eleitoral em Minas Gerais de 2002 até 2010 e Procurador Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Procuradoria da República de Minas Gerais de 2001 a 2003. Atuou, ainda, como Promotor de Justiça e Promotor Eleitoral de 1993 a 1997.
Foi nomeado Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal da 3ª Região - TRF 3 (SP), em novembro de 1996 e Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região - TRF 1 (DF) em fevereiro de 1997.
Em 2006, a convite do Ministério das Relações Exteriores, foi Observador Internacional das eleições presidenciais da República Democrática do Congo no ano de 2006.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido