Estudantes do DF vão às urnas em simulação de eleição
Iniciativa da Justiça Eleitoral leva mais de 30 mil alunos às urnas no DF.
Brasília – Em uma experiência democrática e educativa, mais de 30 mil estudantes do Distrito Federal foram às urnas eletrônicas no dia 11 de setembro. A ação, que envolveu alunos da rede pública e privada, faz parte dos programas Eleitor do Futuro e Político do Futuro, uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
A iniciativa alcançou mais de 70 instituições de ensino. Além de votar, muitos estudantes também atuaram como mesários voluntários, replicando de forma pedagógica o processo eleitoral brasileiro. Durante toda a atividade, os alunos foram acompanhados por professores e por equipes da EJE/DF, que os orientaram sobre o funcionamento das eleições e a importância do voto consciente.
O objetivo dos projetos é formar cidadãos mais conscientes e engajados, ensinando desde cedo os valores da democracia, da participação política e do exercício da cidadania. A iniciativa demonstra como a educação pode ser uma ferramenta para fortalecer a democracia e preparar as novas gerações para o futuro.