TRE-DF empossou Desembargador Renato Coelho na Diretoria da EJE/DF

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), dia 08/09/2022, empossou o Desembargador Renato Coelho no cargo de Diretor da Escola Judiciária Eleitoral "Rui Barbosa" (EJE/DF). O evento aconteceu às 17h no edifício-sede da Corte e contou com a presença de autoridades, advogados, familiares e amigos do empossado.

Após a abertura e menção às autoridades, foi realizada a leitura do termo de posse pelo Diretor-Geral do TRE-DF, Eduardo de Castro. O documento foi assinado pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, e pelo empossado.

Em seguida, o Assessor de Comunicação, Fernando Velloso Filho, que conduziu a cerimônia, fez a leitura do currículo resumido do desembargador e o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, declarou o desembargador empossado e o parabenizou pela eleição unânime, destacando que o Tribunal está empenhado em realizar eleições limpas, seguras e transparentes. Apresentou, ainda, as principais atribuições da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal "Rui Barbosa", reforçando: “Todos nós estamos envolvidos no Direito Eleitoral: nós votamos, somos votados, eleitos. É importante conhecer a matéria e fomentar o interesse pelo exercício da cidadania.”

Após saudar os presentes, o novo diretor proferiu seu discurso, destacando a honra de ter sido eleito por unanimidade para a Escola que desenvolve projetos essenciais à cidadania e à promoção do direito eleitoral: “É com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumo, hoje, a diretoria da nossa Escola. Somente aceitei esse desafio porque tenho a plena convicção de que não estarei sozinho nessa jornada. Tenho a certeza de que posso contar com o apoio e com sugestões de todo os integrantes dessa Corte Eleitoral.” E acrescentou: “Os desafios serão grandes e a responsabilidade será ainda maior, principalmente considerando a excelência da gestão anterior, do meu antecessor, desembargador Teófilo Caetano.” O novo diretor da Escola falou sobre os principais programas desenvolvidos pela EJE/DF, que, nas suas palavras, “tem como vocação ser a mola propulsora do Direito Eleitoral, sempre promovendo o desenvolvimento de uma cidadania democrática.”

Entre as autoridades que participaram da cerimônia, estiveram o Ministro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Bastide Horbarch, a Procuradora-Geral Ludmila Lavocat Galvão, a Vice-Presidente e Corregedora em exercício, Desembargadora Nilsoni de Freitas, os ex-desembargadores do TRE-DF Carlos Rodrigues e Bruno Franco, o Juiz-Auxiliar da Presidência Pedro Yung-Tay, o Juiz-Auxiliar da Corregedoria, Lizandro Garcia, o Diretor-Geral do DETRAN/DF, Marcelo Rodrigues Portela, gestores do TRE-DF, Advogados, Procuradores, a esposa, Daniela Coelho, e amigos do empossado.

Sobre o Diretor da EJE/DF

O desembargador Renato Coelho, é natural de Brasília, nascido em 11 de janeiro de 1977, filho de Paulo Arvônio Bezerra Coelho e de Maria Emilce Alves Coelho. casado com Daniela Caldas Rosa Alves Coelho e é pai de Catarina e Lucas. É bacharel em Direito pelo UniCEUB, é pós-graduado e mestre em Direito Constitucional pelo IDP, e concluiu a Escola Superior do MPDFT em 2002. É procurador do Distrito Federal desde 2013 e sócio fundador do escritório Alves Coelho, foi Defensor Público por 10 anos, Procurador Federal em 2003, Analista Judiciário do TJDFT entre 1998 e 2002, foi Conselheiro da OAB/DF e professor da Escola Superior de Advocacia do DF. É autor do livro Enunciados Criminais de Súmulas do STF e do STJ, entre outras publicações.