Desembargador Antonio Honório Pires de Oliveira Júnior

Foto do Desembargado Antonio Honário Pires de Oliveira Júnior

Nascimento: 30 de abril de 1925

Naturalidade: Serro - Minas Gerais

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Antonio Honório Pires de Oliveira e Carlota Amantino de Melo Pires.

Esposa: Marina Rocha Pires de Oliveira

Formação: Diplomou-se em 1951, pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais.

Vida Funcional

Em 1952, no Estado de Minas Gerais, após concurso de provas e títulos, foi nomeado promotor de Justiça da Comarca de Divinópolis e, após promoção por merecimento, em outras comarcas.

Exerceu também, as funções de Advogado do Estado de Minas Gerais e da Fazenda Nacional; atuou como Procurador Regional e Promotor Eleitoral, este último durante dez anos.

Foi também Promotor de Justiça em várias Comarcas.

Antonio Honório Pires de Oliveira Júnior exerceu cargos de relevância no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios dos quais destacamos: Curador, Corregedor, Sub-Procurador.

Substituiu em vários períodos o Procurador Regional Eleitoral do Distrito Federal e o Procurador-Geral do Ministério Público do DF, sendo elogiado várias vezes pelo Procurador Geral da Justiça do Distrito Federal pela sua colaboração prestada com zelo e competência.

Foi designado pelo Ministro de Justiça para constituir o Conselho Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; presidiu e elaborou o programa para o concurso para preenchimento de vagas do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Em 1969, foi designado, pelo Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal como Observador Eleitoral nas Eleições realizadas no Território Federal de Rondônia.

Por ato do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e, em 1980-1981, foi eleito Presidente do Tribunal.

No período compreendido entre 1982 a 1984 exerceu o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, integrando o Conselho de Magistratura do Distrito Federal.

No biênio 1984-1986, presidiu, também, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e o Conselho Superior de Magistratura do DF.

Fonte: TJDFT