Desembargador Hugo Auler

Foto do desembargador Hugo Auler

Nascimento: 7 de fevereiro de 1908

Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Álvaro Auler e de Satyra Elisa de Sá Auler.

Vida Funcional

O Desembargador Hugo Auler foi o primeiro magistrado de Segunda Instância a se transferir para a nova Capital da República, imediatamente após a sua inauguração em 1960.

Coube a ele a instalação, naquele mesmo ano, não só do recém-criado Tribunal de Justiça, mas de toda a Justiça de Primeiro Grau do novo Distrito Federal.

Antes de ingressar na Magistratura do então Distrito Federal, Hugo Auler, foi Delegado de Polícia do Rio de Janeiro, tendo se destacado como um dos mais dedicados auxiliares do Chefe de Polícia da então Capital da República, João Alberto, no combate ao crime organizado.

Foi ainda jornalista profissional com atuação nos principais órgãos da imprensa carioca.

Em Brasília, por duas vezes presidiu o Tribunal de Justiça, de onde se afastou em 1974 para retornar às lides jornalísticas, como crítico de artes plásticas do "Correio Braziliense", onde mantinha uma coluna diária intitulada "Atelier", além de dirigir, durante anos, o "Caderno Cultural" daquele órgão dos "Diários Associados".

Considerado uma das maiores culturas jurídicas de quantos passaram pela Justiça no Distrito Federal, o Desembargador Hugo Auler teve atuação destacada à frente do Judiciário da Capital da República, sendo o responsável pela pinacoteca daquela Corte de Justiça, considerada uma das mais valiosas das existentes na Capital, com obras de consagrados pintores brasileiros.

Faleceu em Brasília e seu corpo foi sepultado na Ala dos Pioneiros, no Campo da Esperança.

Fonte: TJDFT