Desembargador José Júlio Leal Fagundes

Foto do desembargador José Júlio Leal Fagundes

Nascimento: 30 de setembro de 1919

Naturalidade: Porto Alegre - RS

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Adauto do Prado Fagundes e Clotilde Leal Fagundes.

Esposa: Alita Sobral Leal Fagundes.

Formação: Bacharelou-se em Direito, no ano de 1946, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vida Funcional

Ingressou na Magistratura do antigo Distrito Federal em 1957, e Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, no período de 1957 a 1960.

Em 1960, com a inauguração de Brasília, requereu transferência pra a recém-criada Justiça da nova Capital, tendo sido promovido, por merecimento, no mesmo ano, a Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública.

Aqui, presidiu a 3ª Junta Eleitoral por ocasião das eleições presidenciais daquele ano.

Foi Juiz Eleitoral do Distrito Federal entre 1965 e 1966, passando, em seguida, a integrar o quadro de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e, em 28 de novembro ocupou a sua Presidência, inde permaneceu até 22 de abril de 1970, quando tomou posse com o Vice-Presidente e corregedor da Justiça do Distrito Federal.

Em 1978, foi empossado do seu mandato à frente do Tribunal.

José Júlio Leal Fagundes foi professor de Direito Administrativo da Universidade de Brasília (UnB), tendo participado de cursos especiais de Administração Pública no Brasil e no exterior.

É autor de numerosos trabalhos jurídicos nas áreas de Direito Público e Direito Privado, publicados através da imprensa e de revistas especializadas.

Faleceu em Brasília em 1981.

Fonte: TJDFT