Seja sustentável em seu setor

Comissão Ambiental TRE-DF
Comissão Ambiental visita setores para incentivar ações sustentáveis no ambiente de trabalho

Veja a cartilha de boas práticas ambientais aqui !!

COMPUTADOR

Use, mas não abuse

Use o seu computador sempre que necessário, mas apenas o necessário. Lembre-se que ele é um equipamento que consome energia elétrica, que para ser produzida emite gases de efeito estufa e contribui para o aquecimento global. Por isso, uma das formas de contribuir para o combate à mudança climática é usar menos o computador.

Desligue seu PC quando não estiver em uso

Muitas pessoas acham que o processo de ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado. Não é verdade. Sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale a pena desligar o computador. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh, o que leva cada pessoa que desligar seu computador a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. Esse volume corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km. Há também a opção de colocar o computador em modo de Espera, que também economiza energia.

Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos

Em relação à energia, o mesmo raciocínio se aplica ao monitor de vídeo. Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos.

Configure o computador para economizar energia

Efetuar pequenas configurações na máquina, como regular o brilho da tela, podem reduzir o consumo de eletricidade. Configure o tempo para o micro entrar em modo de espera ou em hibernação quando estiver ocioso. No Windows, acesse, no menu Iniciar, "Painel de Controle/ Vídeo/ Proteção de Tela". Lá é possível definir esquemas de consumo de energia.

Desligue todos os equipamentos que não estão em uso

Desligue o computador e todos os periféricos da tomada quando não estiverem em uso. Uma boa opção é usar uma régua de tomadas com chave de liga/desliga. Isso evita que o computador e os periféricos, tais como impressoras e modens, mantenham um consumo de energia, ainda que baixo, mesmo quando não estão sendo usados.

Diga não ao lixo eletrônico

Não envie desnecessariamente spams e correntes que congestionam caixas postais e poluem o mundo on-line , levando a um uso mais intenso dos computadores, e, como conseqüência, a um consumo maior de energia elétrica. De acordo com levantamento feito pela Barracudas Networks, uma grande empresa norte-americana de gerenciamento de correio eletrônico, 95% dos emails enviados no mundo todo são spams .

FONTE: Programa de Gestão Ambiental do Ministério Público Federal.

IMPRESSORA

Desligue a impressora quando não estiver em uso.

Não esqueça de imprimir nos dois lados da folha.

Resíduos

Não deixe de separar o lixo seco do lixo orgânico!

No lixo seco devem ser colocados os itens passivos de reciclagem, como papel, garrafas de plástico, vidro e papelão. Mas lembre-se de que deve estar seco, ou seja, não pode haver ainda resto de líquidos dentro. Assim, jogar o resto de líquidos não consumidos fora antes de depositar o resíduo na lixeira.

No lixo orgânico devem ser colocados todos os outros materiais que não podem ser reciclados, como chiclete, restos de comida, isopor, papel higiênico, etc.

Ar-condicionado

• Diminua a entrada de ar externo com portas de acesso adequadas ou as mantenha fechadas;

• Regule o termostato em função da temperatura externa evitando o frio excessivo;

• A capacidade dos condicionadores de ar deve ser adequada ao porte e tipo do ambiente;

• Regule o termostato para uma temperatura ambiente de forma a atender as condições de conforto (aproximadamente 23ºC). O setor deve estabelecer uma temperatura agradável para TODOS e a manter por todo o expediente, pois aumentar e diminuir a temperatura repetidas vezes aumenta e muito o consumo de energia;

• Utilize maior ou menor entrada de ar exterior quando a temperatura estiver baixa ou alta, respectivamente. O ar externo em excesso significa um maior consumo de energia;

• Informe-se acerca da limpeza periódica dos filtros, trocando-os quando necessário;

• Verifique a conveniência de se utilizar cortinas ou persianas para evitar a incidência de raios solares nos ambientes com ar-condicionado;

• Sempre que possível ligue o aparelho de ar-condicionado uma hora após o início do expediente, mas sempre desligue meia hora antes do seu término, pois a temperatura irá se manter até o fim do expediente;

• Utilize preferencialmente lâmpadas fluorescentes em ambientes climatizados;

• Desligar aparelhos elétricos em ambientes climatizados, quando não estiverem sendo utilizados;

• Manter fechadas as portas e janelas nos ambientes climatizados;

• Regular os termostatos dos aparelhos individuais de forma a evitar frio em excesso;

• Sempre desligar os aparelhos quando se ausentar por tempo prolongado.

Iluminação

Abra as cortinas e persianas e deixe a luz do Sol entrar!

Saiu da sala, apague as luzes.

Saiu do banheiro sem sensor de presença, apague as luzes.