ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRE-DF assina termo com Ministério do Meio Ambiente
TRE-DF assina termo de convênio com o Ministério do Meio Ambiente.

COMISSÃO AMBIENTAL LANÇA GUIA PRÁTICO DE LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS DO TRE-DF .

COMISSÃO AMBIENTAL EM AÇÃO - PAPA-PILHAS E COLETA DE MEDICAMENTOS!

A COMISSÃO AMBIENTAL RETOMA AS VISITAS ÀS UNIDADES DO TRE-DF.

As visitas têm como objeivo estreitar o relacionamento entre a Comissão e os servidores. No último dia 08/02/2013, a Comissão esteve no SETRA, no Galpão das Urnas e no Cartório da 11ª Zona Eleitoral do Cruzeiro.

  • As ações da Comissão ambiental foram objeto de entrevista veiculada na TV Justiça!!! Acesse o link

http://www.tre-df.jus.br/videos/giro-eleitoral-tribunais-regionais-eleitorais-retomam-sessoes-de-julgamento-em-21-01-2013/

A matéria tem início aos 6m10s do programa Giro Eleitoral.

  • Na Sessão de 12 de dezembro, o Presidente do TRE-DF assinou Termo de Adesão com o Ministério do Meio Ambiente. A meta é implantar a A3P no TREDF. Ao assinar o documento, o Magistrado parabenizou a assessora Patrícia Gonçalves dos Santos pelo empenho e materialização do convênio.
  • A Oficina com carteiras produzidas a partir de embalagens Tetra pak, realizada no dia 6 de dezembro, foi um sucesso!

3º FÓRUM NACIONAL GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE

A Comissão ambiental do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal esteve presente no 3º Fórum Nacional de Gestão para Sustentabilidade por meio da Presidente da Comissão - Patrícia Gonçalves dos Santos e da servidora Jeane Soares Amorim de Freitas Barbosa.

O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012, em Brasília-DF, e reuniu participantes de todo o país, com elevada participação de diversos segmentos do Poder Judiciário, entre eles o TRE-ES, TJ-GO, TRT 9ª Região.

Entre os palestrantes destacaram-se:

1. Claúdio Boechat - um dos consultores mais renomados do País na área de Sustentabilidade. Professor, pesquisador e coordenador técnico do Núcleo Petrobras de Sustentabilidade, coordenador do Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral. Seu atual e principal campo de estudo são os mercados inclusivos. Representante brasileiro na Iniciativa Liderança Globalmente Responsável, empreendida pela ONU-Global Compact e pela Fundação Européia para o Desenvolvimento da Gestão, e na Força Tarefa da ONU para os Princípios da Educação Executiva Responsável. Engenheiro Eletricista, pela UFMG. Especialista em Engenharia Econômica pela FDC.

2. Marcelo Morgado - Assessor de Meio Ambiente da Presidência da SABESP. Foi gerente de Meio Ambiente e Segurança América do Sul da Pilkington (ex-Blindex). Conselheiro do COSEMA - Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Membro do NEU - Núcleo de Estudos Urbanos da ACSP - Associação Comercial de S. Paulo. Conselheiro do Planeta Sustentável da ABRIL.  Engenheiro Químico pelo IME – Instituto Militar de Engenharia. Pós-Graduado em Administração Financeira - CEAG – FGV/SP e em Gestão Ambiental pela UNICAMP.

3. Mara Luíza Alvim Motta

Gerente Executiva da Gerência Nacional de Meio Ambiente da Caixa Econômica Federal e coordenadora do Selo Casa Azul CAIXA e Ecoeficiência. É arquiteta com pós-graduação em Gestão Ambiental Empresarial.

4. Mauricio Messias

MBA Executivo em Desenvolvimento Regional Sustentável. Consórcio UFBA, UFLA, UFMT, UNB e INEPAD, conclusão em 2008. Gerente Executivo da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil S.A. Educador Corporativo da Universidade Banco do Brasil na área de Responsabilidade Socioambiental, com foco em Desenvolvimento Regional Sustentável.

5. Christel Scholten

Diretora da Reos Partners Brasil, uma organização internacional dedicada a apoiar e construir capacidade para ações inovadoras e colaborativas em sistemas sociais complexos. Foi Superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real e no ABN AMRO em Amsterdã. Possui bacharelado em Administração pela Universidade de Saskatchewan, Canadá e mestrado (Msc.) em Sustentabilidade pela Universidade de Bath, Inglaterra. É autora de um capítulo no livro Management Models for the Future e coautora de um capítulo no livro Finance for a Better World.

6. Reinaldo Bulgarelli

Consultor reconhecido nacionalmente pelo trabalho com sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, pioneiro do tema no Brasil. Direitos humanos, desenvolvimento sustentável e valorização da diversidade são os temas principais da atuação. É coordenador dos cursos de sustentabilidade, responsabilidade social empresarial, diversidade e terceiro setor da FGV, professor da UNICAMP, FIA, Fundação Dom Cabral, Instituto Palas Athena e do UNIETHOS. É autor do livro - “Diversos Somos Todos” sobre valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações.

7. Thais Horta

Diretora da Divisão de Programas e Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ - Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz, na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Coordenadora Municipal da A3P - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - SÃO PAULO. Educadora Ambiental e Professora Universitária. Conselheira da OAB/SP - Comissão de Meio Ambiente. Voluntária no Rotary Liberdade.

8. Ricardo Mutuzoc

Gerente Sênior de Sustentabilidade da Philips, que é líder na América Latina para Sustentabilidade na Cadeia de Fornecimento e no Brasil para EcoDesign e Responsabilidade Social. Na Philips, trabalhou nas áreas de Processos, Qualidade, Meio Ambiente, Excelência Operacional, Desenvolvimento de Produto, Atendimento ao Cliente e Sustentabilidade. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional e MBA na USP FIA/FEA.

9. Marcelo Torres

Sócio-diretor da Sustainable Hub, consultoria especializada em levar tecnologias inovadoras na área de sustentabilidade às empresas. Consultor de sustentabilidade para as áreas de negócios e produtos no Banco ABN AMRO/Real/Santander, tendo gerenciado iniciativas inovadoras internamente e com clientes. Foi co-fundador e membro da Câmara de Finanças Sustentáveis do CEBDS e conselheiro do WRI. Palestrante e professor convidado nas disciplinas de Sustentabilidade nos Negócios e Comunicação Corporativa.

10. Ana Maria Santos Neto

Diretora de Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente. Atuou como Coordenadora-Geral de Normas do Departamento de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília. Tem pós-graduação na área de Direito Público Comunitário pela Faculdade Clássica de Direito de Lisboa. Trabalhou como Assessora no TRF, no STJ e no STF.

11. Raimundo Soares

Professor e pesquisador da FDC, cocriador do Núcleo de Sustentabilidade e responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvendo posturas nacionais frente à Sustentabilidade, articulações internacionais com a Global Compact e o Priciples for Responsible Management Education da ONU. Diretor do Instituto ORIOR – Pesquisa em Biossistemas Humano e Organizacional. Em trabalho pioneiro no mundo, o enfoque biossistêmico vem servindo de base para a formação das lideranças em Sustentabilidade das principais empresas do País. Foi executivo de empresas multinacionais.

A principal mensagem transmitida pelo Fórum foi a importância da sustentabilidade no contexto atual. Nesse sentido, o desenvolvimento de ações sustentáveis nas mais diversas organizações é um processo irreversível. A sustentabilidade surge com uma metapolítica das empresas e diversas trocas de experiências foram geradas com o fórum. Conceitos com a o da “pegada ecológica” foram trabalhados bem como a implantação da A3P na Administração Pública. As licitações sustentáveis foram apresentadas como um novo paradigma para o governo e que deve proporcionar um desenvolvimento mais sustentável.

Além disso, houve uma excelente interação entre os participantes tendo sido criado o grupo conexão verde para dar continuidade aos debates.

A Comissão Ambiental do TRE-DF finaliza visita aos setores do Edifício Sede

A Comissão ambiental do TRE-DF realizou visitas em todos os setores do Edifício Sede deste TREDF nos meses de setembro e outubro. O resultado foi gratificante. A receptividade das diversas seções reflete que todos os servidores compartilham dos mesmos ideais em prol de mundo mais sustentável.

Veja as ideias colhidas com os servidores e que estão sendo analisadas:

  • institucionalização do casual day às sextas-feiras, assim todos podem vir de jeans em vez dos ternos e gravatas, reduzindo o gasto com energia, pois, sem a vestimenta que causa muito calor, reduziria o uso de ar-condicionado ;
  • envio de mensagens diárias, 1 hora antes de encerrar o expediente, até que se adquira o hábito,  com o lembrete de desligar o ar-condicionado 30 minutos antes de sair, já que a temperatura permanece ainda por esse tempo ;
  • troca dos aparelhos de ar-condicionado por aparelhos certificados, pois os aparelhos antigos são muito barulhentos, interferindo na qualidade do ambiente de trabalho, tendo o problema sido citado na Pesquisa de Clima Organizacional ;
  • colocar o expediente pela manhã;
  • instalar equipamento que retira o ar da tubulação para economia no consumo de água;
  • colocar a Eco Fonte como padrão do Siscontrata ;
  • disponibilização de mais interruptores nas salas, de modo que se possa apagar algumas quando a claridade externa permitir;
  • colocar informativos nas escadas para incentivar o uso delas em deslocamentos pelo Tribunal;
  • Alocar ações ambientais dentro do orçamento do TRE ;

Problemas detectados:

- falta das lixeiras brancas para lixo orgânico em alguns setores;

(As lixeiras já foram compradas e estão sendo colocadas)

- Algumas luzes acesas ininterruptamente no Arquivo (já providenciado o reparo, com urgência).

Por fim, a Comissão Ambiental agradece a participação e atenção de todos os servidores. Cada debate e ideia, ainda que não citados expressamente neste momento, ajudaram e ajudam a construir um Tribunal mais sustentável. Enfatizamos que a Comissão espera receber cada vez mais participações! Participe você também!

Todas as dicas apresentadas durante as visitas nos setores estão na página do Programa Ambiental :

http://www.tre-df.jus.br/institucional/conheca-o-tre-df/programa-ambiental/seja-sustentavel-em-seu-setor