Cartório do TRE recebe visita de comitiva de Burkina Faso

Cartório do TRE recebe visita de comitiva de Burkina Faso

Burkina faso 2

Acompanhada de assessores, a vice-presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (Ceni) de Burkina Faso, Veronike Kano, visitou hoje o Cartório Eleitoral da Zona do Exterior (ZZ), no Lago Sul, onde conheceu o mecanismo de funcionamento, a máquina administrativa e como são mantidos os contatos com os consulados e as embaixadas visando dar suporte a eleitores brasileiros residentes em outros países.

No local, souberam que a ZZ reúne atualmente 372 mil eleitores que moram em 160 municípios eleitorais situados em diferentes continentes. Foi informado, ainda, que cabe à ZZ, sediada em Brasília, adotar providências para que os eleitores que moram no exterior possam votar a cada quatro anos, quando as eleições são gerais – para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

As ações da ZZ são desenvolvidas com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Salientou-se que, no pleito de 2010, foram enviadas ao exterior cerca de setecentas urnas eletrônicas, sendo que apenas duas foram trocadas por urnas de lona em razão de problemas técnicos. A visita recebeu apoio de servidores da sede do TRE-DF.

País da África, Burkina Faso tem como capital a cidade de Ouagadougu, com 1,4 milhão de habitantes.

Últimas notícias postadas

Recentes