TRE-DF divulga balanço do primeiro turno das Eleições 2018

Confira os resultados e as principais informações sobre o dia da votação.

dia da eleicao

Às 19h24 de domingo (8), o Distrito Federal comemorava a marca de ser, pela terceira vez consecutiva, o primeiro estado brasileiro a finalizar a apuração das urnas eletrônicas. Magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, representantes do Ministério Público e colaboradores acompanharam a apuração, em tempo real, em um telão montado no Salão Nobre. A cerimônia foi aberta ao público e contou com a presença de vários órgãos de imprensa.

1 ˚turno

Durante o dia de votação do 1˚ turno, a Presidente do TRE-DF, a Desembargadora Carmelita Brasil, recebeu a visita de autoridades no edifício-sede do Tribunal. Autoridades, como a  Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga, Sérgio Banhos, Carlos Horbarch, Luiz Felipe Salomão e o Corregedor-Geral do TSE, Ministro Jorge Mussi, acompanharam a votação paralela e puderam acompanhar de perto o processo eleitoral.

A Auditoria das Urnas Eletrônicas encerrou seus trabalhos com 100% de êxito, uma vez que todas as urnas auditadas demonstraram a integridade do sistema de votação. A confiabilidade da votação eletrônica brasileira também foi atestada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que enviou uma Missão de Observadores para acompanhar as eleições no Brasil. A missão foi chefiada pela ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla, que afirmou que as eleições brasileiras transcorreram com tranquilidade e que não foram encontrados problemas ou nenhum aspecto que gerasse suspeita sobre a possibilidade de vulnerabilidade do sistema de votação eletrônico.

Resultados do Distrito Federal

Com 41,97% dos votos válidos, Ibaneis Rocha (MDB) disputará o cargo de Governador, no dia 28 de outubro, com Rodrigo Sobral Rollemberg, que obteve o percentual de 13,94%.

As duas vagas para o Senado serão ocupadas pelos candidatos Leila do Vôlei (PSB) -  que obteve 17,76% dos votos válidos - e Izalci (PSDB), que obteve 15,33% dos votos válidos.

Para os cargos de Deputado Federal, foram eleitos os seguintes candidatos: Flávia Arruda (PR), Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PRP), Julio Cesar (PRB), Professor Israel (PV), Luis Miranda (DEM), Paula Belmonte (PPS) e Celina Leão (PP).

As cadeiras do Legislativo Distrital, por sua vez, serão ocupadas pelos seguintes Deputados Distritais: Marcos Martins Machado (PRB), Delegado Fernando Fernandes (PROS), Professor Reginaldo Veras (PDT), Rafael Prudente (MDB), Rodrigo Delmasso (PRB), Chico Vigilante (PT), Robério Negreiros (PSD), Agaciel Maia (PR), José Gomes (PSB), Arlete Sampaio (PT), Cláudio Abrantes (PDT), Jorge Viana (PODE), Iolando Almeida (PSC), Eduardo Pedrosa (PTC), João Cardoso Professor-auditor (AVANTE), Roosevelt Vilela (PSB), Telma Rufino (PROS), João Hermeto (PHS), Fábio Felix (PSOL), Valdelino Barcelos (PP), Daniel Donizet (PRP), Julia Lucy (NOVO), Reginaldo Sardinha (AVANTE) e Leandro Grass (REDE).

O dia da votação

Ao todo, 1.691.392 eleitores compareceram às urnas no Distrito Federal. O índice de abstenção foi de 18,73%. E, dos 4.571 eleitores que se cadastraram para o voto em trânsito no DF, 4.300 compareceram. Das quase 8 mil urnas, apenas 83 precisaram ser substituídas.

Em Águas Claras, Zona Eleitoral com mais eleitores cadastrados no Distrito Federal, acompanhamos a votação no Colégio La Salle. Lá, entrevistamos o bancário Gustavo Carlleti (39), que levou suas duas filhas para a seção eleitoral, Mariana (8) e Júlia (10). Acerca da organização das eleições, o bancário disse: “A votação está acontecendo tranquilamente. Eu acho que as orientações foram dadas com bastante clareza para o público.Acho que a questão do investimento na biometria e nos aplicativos têm facilitado bastante a nossa vida como eleitor."

Sobre a importância de trazer a família à votação, ele ressalta: “Acho que trazer a família, como eu estou fazendo, é essencial. Desde o debate das idéias dos candidatos, até aqui, na participação efetiva no processo eleitoral. Isso ajuda a ensinar às crianças como funciona essa dinâmica e, logicamente, nos ajudar a avaliar a proposta dos candidatos e escolher aquele que entendemos que melhor irá governar o Brasil.” Júlia, 10 anos, relatou o momento: “É muito interessante essa experiência. Eu vejo eles votarem e já me dá vontade de votar também. Eu estou acompanhando as propagandas e estou sabendo de tudo.”

Para acessar os relatórios com os resultados das eleições para Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Distrital, por Zona Eleitoral, clique aqui .

A cobertura fotográfica das eleições no Distrito Federal podem ser acessadas clicando aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido