TRE-DF torna público resultado do sorteio das urnas para a Auditoria da Votação Eletrônica

Os seis dispositivos serão auditados com o objetivo de assegurar a integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas. O evento, realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todas as unidades da Federação, é aberto ao público, com supervisão de partidos políticos e autoridades.

eleicoes 2018

Nesta manhã (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou o sorteio das urnas que serão usadas na Auditoria da Votação Eletrônica. O procedimento ocorre desde 2002 e visa atestar a integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas. Ao todo, foram sorteadas seis urnas do Distrito Federal, sendo três para a chamada votação em ambiente controlado (interna) e outras três para a auditoria em tempo real, que ocorrerá em seções de votação (externa) e objetiva verificar os sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

As seções sorteadas para o segundo turno são:

a) Auditoria em ambiente controlado

 1. Seção 304 - 15ª Zona Eleitoral - 318 Eleitores aptos (CILT - Taguatinga)

 2. Seção 921 - 8 ª Zona Eleitoral- 215 Eleitores aptos (Escola Classe 03- Ceilândia)

 3. Seção 74-  14 ª Zona Eleitoral - 372 eleitores aptos (Escola Classe 316 Norte)

 b) Auditoria de integridade dos sistemas

1. Seção 357 - 2a Zona Eleitoral - 391 eleitores aptos (CEF 02 - Paranoá)

2. Seção 198 - 20a Zona Eleitoral - 385 Eleitores aptos (Escola Classe 52)

3. Seção 49 - 11a Zona Eleitoral - 292 Eleitores aptos (Centro Educacional 02- Cruzeiro Novo)

Procedimentos da Auditoria da Votação Eletrônica em ambiente controlado

Para a chamada auditoria em ambiente controlado, para cada urna eletrônica sorteada, as cédulas são retiradas, uma a uma, da urna de lona pelo conferente. Em seguida, cada voto é digitado no SAVP (Sistema de Auditoria da Votação Paralela) e, logo após, digitado na urna eletrônica. Ao final do dia, são impressos boletins dessas urnas eletrônicas, que serão comparados aos resultados da votação manual.  

O procedimento de digitação na urna eletrônica é filmado, com disponibilização simultânea da imagem em aparelho de televisão. Ao final dos trabalhos (às 17h), serão confrontados os resultados do SAVP com os  da urna eletrônica. Estes deverão coincidir. Cabe destacar que, desde a criação desse procedimento, jamais foi detectado alguma imprecisão.

Auditoria de integridade dos sistemas

Novidade destas eleições, a auditoria de integridade dos sistemas nas seções eleitorais objetiva verificar se as assinaturas digitais dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas conferem com as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro. Essa auditoria será realizada imediatamente antes da votação oficial.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido