TRE-DF realiza diplomação do Programa Eleitor do Futuro

Autoridades e alunos estiveram presentes no encerramento da edição 2019

eje eleicao

Hoje (5), alunos das redes pública e privada do Distrito Federal participaram da cerimônia de diplomação do Programa Eleitor do Futuro. Iniciado às 10h no Salão Nobre do TRE-DF, o evento contou com a presença da Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, do Diretor da Escola Judiciária Rui Barbosa, Desembargador Héctor Valverde, do Desembargador Eleitoral Telson Ferreira e do Subsecretário de Educação do Distrito Federal,  Helber Ricardo Vieira. Estiveram na cerimônia, também, a Diretora Substituta da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação e a Gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação, Professora Daniela Lobato.

No início da cerimônia, o hino foi executado com os estudantes do Colégio Passionista do Riacho Fundo I Gustavo Costa, Vítor Roberto e Rafael Ricardo. Logo após, no discurso de abertura, a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil falou sobre a importância do incentivo à participação dos estudantes no processo democrático: “É preciso ser um cidadão participativo. E vocês já começam sendo participantes dessas atividades. Sejam muito bem-vindos ao Tribunal”. O Diretor da Escola Judiciária Rui Barbosa, Desembargador Héctor Valverde, fez uma breve retomada histórica do Programa e destacou o valor do incentivo à cidadania, referindo-se à proposta da Escola Judiciária como sendo um  “nascedouro dos políticos do futuro utilizando os mesmos procedimentos das eleições oficiais”.

Ao fazer o uso da palavra, o  Subsecretário Helber Ricardo Vieira enfatizou: “Eu, que tenho na minha trajetória -  a vida inteira também estudando escola pública, como muitos alunos que estão aqui - talvez pouco imaginava estar como Subsecretário e participando tão ativamente da política.  Como sabiamente colocou nossa desembargadora, quando não fazemos tanto, damos espaço a pessoas que sejam menos generosas - talvez de espírito – para que ocupem espaços importantes que deveriam ser de pessoas que  estivessem engajadas em servir ao próximo”.

Os presentes puderam, ainda, assistir a uma apresentação de saxofone, feita pelo aluno Thielles Lois França, do CEF 412 de Samambaia, e acompanharam os depoimentos do Professor José Odair Mereles Nunes e da aluna Isabela Amorim, do CED Incra 8 de Brazlândia.

Ao final, os resultados das eleições foram divulgados e os alunos receberam os diplomas expedidos pelo TRE-DF. Para assistir à cobertura completa, confira os stories que publicamos em nossa página do Instagram (@tredfoficial).

Para conferir as fotos do evento, clique aqui

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido