Zonas Eleitorais de Ceilândia e Taguatinga lideram procura por recadastramento no DF

As Zonas Eleitorais de Ceilândia e Taguatinga Norte são as mais procuradas pelo eleitor que busca o recadastramento biométrico no Distrito Federal. Desde o início da campanha da biometria, no dia 25 de fevereiro, até a tarde desta sexta-feira (19), as 5ª, 8ª (Central de Atendimento de Ceilândia) e 19ª ZEs (Taguatinga) já recadastraram mais de 10 mil eleitores.

As Zonas Eleitorais de Ceilândia e Taguatinga Norte são as mais procuradas pelo eleitor que busca o recadastramento biométrico no Distrito Federal. Desde o início da campanha da biometria, no dia 25 de fevereiro, até a tarde desta sexta-feira (19), as 5ª, 8ª (Central de Atendimento de Ceilândia) e 19ª ZEs (Taguatinga) já recadastraram mais de 10 mil eleitores.

A 19ª ZE é a que lidera em número de recadastramentos: 5 mil 167 biometrias realizadas em menos de dois meses. Segundo a chefe substituta do cartório, Helenice Teixeira, a alta procura resulta da abrangência da zona eleitoral.

“Nós atendemos a eleitores de várias regiões, o que justifica um pouco a quantidade de biometrias. Dispomos de dez kits biométricos, o que tem ajudado a atender a demanda”, explica. Além de Taguatinga Norte, 19ª ZE também abrange Colônia Agrícola Samambaia, Vicente Pires, São José, Cana do reino e 26 de setembro.

Já a Central de Atendimentos de Ceilândia desponta em segundo lugar, com 5 mil 147 biometrias realizadas. A média da Central, que engloba as 5ª e 8ª zonas eleitoras, é de 80 atendimentos agendados por dia.

O chefe da Central, Washington Vieira, acrescenta que a ZE tem feito um esforço para atender também aos eleitores não agendados ou que procuram o cartório para outras ações, como a quitação eleitoral.

“Muitos eleitores vem em busca da quitação eleitora, mas o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral [TSE] não é válido para os eleitores do DF. A quitação da última eleição foi realizada em2011”, relembra Vieira. “Nós aproveitamos que o eleitor veio ao cartório e tentamos encaixá-lo entre os agendamentos ou, quando ultrapassamos nossa capacidade, explicamos como ele pode programar o atendimento. O importante é não perder o eleitor e fazer com que ele entenda a importância da biometria”, acrescenta.

O recadastramento biométrico é um processo gratuito e obrigatório para todos os eleitores do Brasil. O prazo para a coleta dos dados biométricos no Distrito Federal vai até 31 de março de 2014 e abrange o eleitorado da capital da República e das Regiões Administrativas do DF, totalizando 1.863.129 pessoas.

Ranking

Confira as unidades eleitorais que realizaram o maior número de biometrias entre 25 de fevereiro e 19 de abril:

1º lugar: 19ª ZE (Taguatinga Norte e Vicente Pires): 5167;

2º lugar: Central de Atendimento de Ceilândia (8ª e 12ª ZE’s): 5147;

3º lugar: 5ª ZE (Sobradinhos I e II) : 4530;

4º lugar: 17ª ZE (Gama): 4137;

5º lugar: 1ª ZE (Asa Sul): 4425;

Metas

Uma das metas do recadastramento biométrico é tornar as eleições, a partir de 2014, mais seguras, minimizando a possibilidade de fraude e ampliando a celeridade do processo de votação. Um outro objetivo é atualizar o cadastro de eleitores, já que o último recadastramento foi feito em 1986.

O eleitor que quiser se recadastrar pode fazer o agendamento pela internet no site clicando aqui pelo telefone 3048-4000.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido