Portal Internacional do TSE está no ar

TSE lança Portal internacional na internet em 24/06/2013
Presidente do TSE apresenta portal a magistrados

Já está no ar o Portal Internacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página foi lançada oficialmente no início da noite desta segunda-feira (24) pela presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, e o lançamento foi prestigiado por embaixadores de mais de 70 países dos cinco continentes e de presidentes de diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) brasileiros. A página pode ser acessada no endereço http://english.tse.jus.br.

O principal objetivo do Portal é estabelecer um canal de comunicação com os leitores estrangeiros que não falam a Língua Portuguesa, mas que se interessam pela Justiça Eleitoral brasileira. A página também servirá como uma ponte para a divulgação de notícias de outros países relativas ao Direito Eleitoral e aos processos ligados às eleições, que tenham relevância internacional.

Ao agradecer a presença de todos os convidados, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que o evento de lançamento do Portal busca reforçar a disposição do TSE de “cada vez mais fortalecer a cooperação nesse setor de democracia eleitoral”. Ela destacou que a Justiça Eleitoral brasileira está disposta a apresentar seu processo eleitoral, mas também a ouvir as experiências de outras democracias, de tal maneira que, com essas trocas, seja possível aperfeiçoar os sistemas eleitorais dos países envolvidos.

Por fim, a presidente do TSE convocou os embaixadores a colaborarem com a atualização de conteúdo do novo Portal, enviando para o Tribunal notícias de interesse internacional para serem publicadas na página. “Precisamos cada vez mais dessa aproximação para que a gente possa andar juntos no sentido de aperfeiçoar a democracia eleitoral e, melhorando os processos, contribuir para uma melhor cidadania em todo o mundo”, completou a ministra.

Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, a embaixadora Ana Paula Zacarias afirmou que a criação do Portal Internacional é muito interessante. Segundo ela, o Brasil tem um sistema eleitoral que funciona muito bem e que constitui um modelo que está sendo analisado e visto por alguns outros países e, com o novo site em funcionamento, outras nações terão a oportunidade de conhecer as ações brasileiras que busquem aperfeiçoar o seu sistema eleitoral.

Ela também destacou que o fato de o site permitir a divulgação de informações sobre os sistemas eleitorais estrangeiros pode incentivar o estabelecimento de novas cooperações, como a que existe entre o TSE e a União Europeia para apoiar outros países da Língua Portuguesa em todo o processo eleitoral. “Esquemas de cooperação como esse poderão continuar a existir e a se desenvolver a partir da existência deste site”, frisou.

Kwon Young-dae, conselheiro da Embaixada da República da Coreia do Sul, considerou a iniciativa muito positiva. Ele elogiou o sistema eleitoral brasileiro, avaliando-o como bastante avançado. O conselheiro disse que a Coreia adota sistema similar e que o país asiático tem procurado aperfeiçoar suas eleições. Segundo ele, por meio do site e de iniciativas de cooperação, Brasil e Coreia poderão “compartilhar informações e tecnologia”.

Para Eugênia Saldanha Araújo, embaixadora da República de Guiné-Bissau, a criação do Portal Internacional tem grande relevância não só para o Brasil, mas também para os demais países de Língua Oficial Portuguesa. “É uma oportunidade que temos de intercambiar minimamente as nossas ações e capitalizarmos a experiência do Brasil para melhor podermos desenvolver também essa iniciativa”, afirmou.

A embaixadora do México, Beatriz Paredes, ressaltou que a criação do Portal “é uma excelente ideia”, tendo em vista o esforço que é realizado no Brasil há anos para aperfeiçoar seu sistema eleitoral e que, agora, será mais divulgado para outros países. “O México tem duas grandes instituições eleitorais. Já no Brasil, todo o sistema é do Poder Judiciário. O México é diferente e eu creio que projetar a experiência brasileira e trocar experiências com outros países é muito bom”, destacou.

Raffaele Trombetta, embaixador da Itália no Brasil, considerou a implantação da página “muito importante e muito interessante para todos os países”, que agora podem conhecer melhor o sistema eleitoral brasileiro. De acordo com o italiano, o país europeu tem grande interesse em conhecer todo o processo de eleições no Brasil e há a vontade de estabelecer cooperação com a Justiça Eleitoral brasileira.

O Portal

Na página, além de notícias de interesse internacional relacionadas às atividades do TSE, da Justiça Eleitoral brasileira como um todo e de outros países, o internauta pode se inteirar acerca dos 80 anos de história deste ramo especializado do Poder Judiciário, sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro, o recadastramento biométrico do eleitor e a legislação eleitoral.

Informações sobre os principais serviços fornecidos pela Justiça Eleitoral brasileira no exterior também estão disponíveis no site. E o internauta ainda pode saber mais a respeito das atividades de cooperação e trocas de experiências entre Brasil e outros países no que se refere a sistemas e processos eleitorais.

O Portal Internacional também disponibiliza links para as redes sociais das quais o TSE participa: a página do Tribunal no Twitter e o canal oficial do TSE no YouTube.

Conheça a página: http://english.tse.jus.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido