Divulgado calendário eleitoral

Candidatos a cargos eletivos no Distrito Federal podem, a partir de hoje (27/5), trabalhar as agendas com base no calendário da Justiça Eleitoral. O calendário foi publicado no sítio do Tribunal Superior Eleitoral – clique aqui para acessá-lo (formato .pdf).
O documento traz os prazos a serem observados pelos candidatos, a fim de que não haja imprevistos quando do pleito pelos cargos. Está assinalado, por exemplo, o dia cinco de outubro como a data limite para a comprovação do domicílio eleitoral, filiação partidária deferida e registro do estatuto do partido que pretenda concorrer junto ao TSE.
O primeiro e o segundo turno das eleições de 2014 já estão previstos também. De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, ocorrerão, respectivamente, nos dias 5 e 26 de outubro. O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral. Outra data definida foi a do início da obrigatoriedade para os institutos de pesquisa registrarem pesquisas junto à Justiça Eleitoral: 1º de janeiro de 2014.
Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV ficarão impedidas, nesse período, de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.
Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados e do DF, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Com informações do TSE