Recadastramento: informações úteis a quem mora fora do país (republicada)

O eleitor que tem título no DF, mas reside fora do Brasil, também deve ficar atento aos prazos da Justiça Eleitoral. Em especial ao prazo para o recadastramento biométrico no DF, que vai até o dia 31 de março de 2014. Apesar de não terem acesso ao recadastramento no exterior, os eleitores que não participarem do processo poderão ter o título cancelado, se não observarem o prazo para comparecimento a cartórios ou postos eleitorais.
Os eleitores que ainda mantém domicílio eleitoral no DF, apesar de morarem no exterior, e não tiverem condições de participar do recadastramento até março de 2014, devem procurar a Justiça Eleitoral assim que retornarem ao Brasil. Isso porque, depois de se encerrar o prazo para o recadastramento biométrico, eles estarão com o título cancelado. Mas é importante ressaltar que, até o limite estabelecido para 2014, o título atual continua válido.
Zona do Exterior
Eleitores com domicílio eleitoral no exterior – vinculado à Zona do Exterior (ZZ) – ou seja, votam no local onde residem -, não são convocados para o recadastramento biométrico. Portanto, se também tiverem participado da última eleição presidencial ou justificado a ausência, estão quites com a Justiça Eleitoral.
Segundo informações da Corregedoria do Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF), o ideal é que as pessoas com dúvidas a respeito de sua situação procurem o cartório de origem para mais informações.
O recadastramento biométrico é um processo gratuito e obrigatório para todos os eleitores do Brasil, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A meta é que, até 2018, todos os estados do país estejam prontos para realizar eleições através do novo sistema.
O eleitor pode agendar a biometria através do site do TRE-DF ou pelo telefone 3048-4000. O agendamento pode ser feito para qualquer unidade eleitoral, mesmo que esteja fora da zona do eleitor.