Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar ou transferir o título

setemaio

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informa que o eleitor que não fez o cadastramento biométrico e teve o título cancelado tem até o dia 7 de maio para regularizar sua situação e votar nas eleições gerais deste ano.

Alistamento, pedido de transferência e revisão do título eleitoral são algumas das ações que só podem ser feitas nas unidades do TRE-DF. Quem não estiver registrado ou com seu título regularizado no cadastro eleitoral não poderá votar em outubro.

Mais conhecido como fechamento de cadastro de eleitores, o prazo de 7 de maio faz parte do cronograma da Justiça Eleitoral e visa garantir que as eleições ocorram dentro das datas pré-estabelecidas.

Após o fechamento, nenhum eleitor conseguirá incluir seu nome na lista de votantes. 

Assim, até 7 de maio, o eleitor deve comparecer a um cartório portando documento de identidade e comprovante de residência para realizar qualquer operação.  Este prazo também se aplica aos eleitores que desejarem regularizar a situação no exterior e que devem comparecer às repartições diplomáticas do Brasil com jurisdição sobre o local de residência no exterior, observadas as orientações disponíveis no sítio do tribunal, em www.tre-df.jus.br

 

Segunda via do título

Para pedir a segunda-via do título eleitoral o prazo é um pouco mais longo. Os eleitores inscritos nos estados da Federação poderão solicitar a segunda via do Título de Eleitor, aqui no Distrito Federal, até o dia 06/08/14, quando deverão indicar o local de retirada do documento, se aqui no DF ou no cartório eleitoral do município de origem da inscrição. Este prazo também se aplica aos eleitores do DF que solicitarem a segunda via do Título nos estados da Federação.

Por sua vez, os eleitores inscritos nas zonas eleitorais do Distrito Federal poderão requerer a segunda via do Título Eleitoral no DF até o dia 25/09/2014.

 

Em qualquer situação, o eleitor deverá comparecer ao posto ou cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando um documento de identificação oficial com foto.

 

Vale lembrar também que o não comparecimento na última eleição não impede que o eleitor vote nas eleições de 2014.

Quem deve votar

Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar.

No entanto, jovens com 16 anos já podem tirar o título eleitoral e participar da escolha dos candidatos. Idem àqueles que completarão 16 anos até a data do primeiro turno – 5 de outubro.

Em 2014 serão eleitos representantes aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Distrital.

O primeiro turno será dia 5 de outubro. E o segundo, se houver, no dia 26 do mesmo mês.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido