Com 80% do eleitorado recadastrado, DF garante Eleições com identificação biométrica
Com 80% do eleitorado recadastrado, DF garante Eleições com identificação biométrica

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ultrapassou a marca dos 80% de eleitores recadastrados pelo novo sistema de identificação biométrica. Na prática, isso significa que, em 2014, para votar no Distrito Federal, todos deverão se submeter ao procedimento de identificação a partir do reconhecimento da digital. Quem não tiver se recadastrado não poderá votar, além de ter o título cancelado.
Até atingir a marca, o DF estava sujeito a se enquadrar na hipótese prevista no artigo 14 da Resolução 23.335 do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo a norma:
“Art. 14 - Encerrado o período limite estabelecido para a realização da revisão, prolatada a sentença de cancelamento e elaborado o relatório conclusivo dos trabalhos pelo juízo competente, em município com eleitorado superior a 100.000 (cem mil) eleitores, verificando-se o não comparecimento de quantitativo que ultrapasse 20% (vinte por cento) do total de convocados para o procedimento, poderá o corregedor regional, presentes circunstâncias peculiares que impeçam o adequado atendimento das demandas de regularização das inscrições que vierem a ser canceladas, indicar ao respectivo tribunal a não homologação dos trabalhos. (...) §1° - Na hipótese do caput deste artigo, fica vedado o emprego da identificação biométrica nas eleições subsequentes (...)”.
Quem ainda não atualizou seus dados junto à Justiça Eleitoral terá até o dia 31 de março para realizar o recadastramento. A meta de 80% do eleitorado recadastrado foi atingida ao final desta quinta-feira.
Foram registrados 1 mi 450 mil 432 eleitores recadastrados. O número representa 80,06% de um universo de 1 mi 811 mil 649 eleitores. Mas o trabalho de atendimento da Justiça Eleitoral foi além. Isso porque, ao lado dos recadastrados, há 93 mil e 32 novos títulos emitidos e 106 mil 269 transferências realizadas para o Distrito Federal.