Desembargador Josaphá recebe homenagem do TRE-RR por Programa Eleitor do Futuro
Desembargador Josaphá recebe homenagem do TRE-RR por Programa Eleitor do Futuro

Durante a sessão de julgamentos desta semana, o Desembargador Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa do TRE-DF, Josaphá Francisco dos Santos, pediu a palavra para dividir com magistrados e servidores da casa homenagem a ele prestada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Trata-se de um prêmio oferecido como sinal de gratidão pelo incentivo e apoio prestado àquele tribunal, pela Escola Judiciária do TRE-DF, na reedição do Programa Eleitor do Futuro, em uma cerimônia no dia 11 de fevereiro em Boa Vista – RR.
O desembargador relatou que o prêmio veio endereçado ao seu nome, mas que essa homenagem na verdade a toda a Corte de Justiça e também dos servidores, que ajudaram e fizeram o projeto acontecer. “Então eu quero dividir com todos os senhores e dizer que é uma alegria muito grande e que fiquei extremamente emocionado. Quero agradecer ao Senhor Presidente e ao Vice Presidente, desde que estou aqui nessa casa, recebo o apoio de todos da Corte e dos servidores. E isso me dá mais emoção para continuar seguindo o meu trabalho, junto da Corte, à qual posso dizer que amo de coração”.
O Tribunal Eleitoral do Distrito Federal foi um dos primeiros a implementar o Programa Eleitor do Futuro. E, devido aos bons resultados, outras instituições também resolveram aderir ao projeto.
O Desembargador Josaphá falou. Ainda, sobre a troca de conhecimentos entre o TRE-DF e os outros Tribunais Regionais. “Estamos disseminando a nossa experiência e isso é muito bom não só pro DF, mas pra os demais estados, que estão com projetos similares ou executando o nosso. Com isso, ganha a sociedade que passa a ter mais um mecanismo para ampliar a sua consciência de eleitor”, afirmou.
PROGRAMA
O Programa Eleitor do Futuro tem como objetivo despertar junto a estudantes a conscientização em torno da importância da cidadania através do voto. É desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, despertando nos alunos reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar.
O grande desafio do projeto é promover a inclusão social, política e econômica dos jovens para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática. Assim, por meio de palestras, distribuição de livretos educativos, debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes são discutidos temas da atualidade e os estudantes conhecem, na prática, o valor da democracia através do voto.