Nona Zona tem a maior diferença numérica entre eleitoras e eleitores
Nona Zona tem a maior diferença numérica entre eleitoras e eleitores

Com base em dados obtidos a partir do recadastramento de eleitores no Distrito Federal, a Nona Zona Eleitoral, que abrange Guará I, Guará II, Setor de inflamáveis, Setor de Transporte Rodoviário de Carga, Setor de Indústria e abastecimento, Setor de Oficinas Sul e Estrutural, é a região do DF com a maior diferença, em números, entre eleitorado feminino e masculino. Com uma vantagem, em favor das mulheres, de 11 mil 910 votos até o momento. Os dados: 49 mil 853 mulheres e 37 mil 943 homens, contabilizados até o último dia 10.
Em segundo lugar, aparece a 15ª Zona, composta por Taguatinga Sul, Taguatinga Centro, Setor QNA, Águas Claras, Arniqueira e Setor de Mansões Leste. Naquela zona, a diferença é de 10 mil 178 mulheres, em relação ao sexo oposto. São 53 mil 326 e 43 mil 148 homens.
Como terceira colocada, a 13ª zona (Samambaia) conta com um eleitorado feminino composto por 49 mil 165 mulheres e 39 mil 372 homens. Ou seja, há uma supremacia numérica das mulheres da ordem de 9 mil 793.
Já na 7ª zona eleitoral, a diferença entre o número de mulheres em relação aos homens é o menor até o momento no DF. Temos as mulheres ainda na liderança, como em todas as demais zonas, mas ali encontramos 19 mil 442 eleitoras contra 16 mil 587 eleitores. O que dá uma vantagem de “apenas” 2 mil 855.
Apesar da diferença, para a Justiça Eleitoral, na urna eletrônica, o peso do voto masculino e do feminino têm a mesma importância. Por isso, é fundamental que todos compareçam aos cartórios e postos eleitorais para realizar o recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos.
Faltam exatamente 17 dias para o fim da biometria, aproveite os últimos dias para atualizar os dados junto à Justiça Eleitoral em um cartório ou posto eleitoral. O recadastramento é gratuito e obrigatório. O eleitor que não comparecer até o dia 31 de março terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições e estará sujeito a restrições, como, por exemplo, não tirar passaporte.
PLANTÕES
A fim de que todos possam estar em dia com a Justiça Eleitoral nas Eleições Gerais deste ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Mario Machado, determinou a abertura de todas as unidades de atendimento da Justiça Eleitoral nos finais de semana que antecedem o fim do recadastramento.
Assim, nos dias 22, 23, 29 e 30, as unidades ficarão abertas das 8h às 14h. À exceção do posto de atendimento avançado do Shopping Pátio Brasil, que funcionará no dia 22 das 10 às 14h e, no dia 23, não funcionará. O posto será fechado, em definitivo, no dia 28.
Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal recadastrou 1 mi 491 mil 147 eleitores, atingido um percentual de 82,45% em relação ao total do cadastro, que conta com 1 mi 808 mil 555 pessoas. Além disso, o total de atendimentos chegou a 1 mi 702 mil 124.