Justiça Eleitoral é finalista do Prêmio Conbrascom 2017
Justiça Eleitoral é finalista do Prêmio Conbrascom 2017
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) são finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça - Conbrascom 2017. O TSE concorre na categoria Mídia Digital e o TRE mineiro na categoria Relacionamento com a Mídia.
O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não governamental sem fins lucrativos, voltada à promoção de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão. As assessorias vencedoras receberão certificados e as instituições serão comunicadas, via ofício, sobre os projetos vencedores e seus participantes.
A premiação contribui para o aperfeiçoamento dos serviços das Assessorias de Comunicação, a partir de experiências bem-sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social, além de difundir pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos com foco na comunicação pública.
O XIII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) terá como tema: Gestão da Comunicação, da rotina operacional à dimensão estratégica. O evento acontece de 28 a 30 de junho em Maceió, capital do Alagoas.
Projetos
O projeto #TSEresponde, que concorre na categoria Mídia Digital, teve como objetivo informar e tirar dúvidas dos eleitores sobre as Eleições Municipais de 2016. Por meio de parceria com o Twitter Brasil, o Tribunal respondeu as questões enviadas pelos internautas em vídeos de 30 segundos publicados automaticamente, já com a pergunta sobreposta e a marcação do usuário que a enviou, ou seja, como se fosse uma resposta ao tuite.
A ação foi realizada no final de semana do primeiro turno do pleito passado e contou com a participação do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, por cerca de 1 hora. Os demais ministros da Corte também participaram, durante todo o final de semana, respondendo aos questionamentos e interagindo com os internautas.
A interação direta com as autoridades máximas da Justiça Eleitoral no país trouxe mais credibilidade para as mensagens e ressaltou a importância da participação do eleitor na democracia.
Já o projeto Aprimoramento da Cobertura das Eleições 2016, do TRE-MG, foi pensado de forma a oferecer à imprensa melhor entendimento das regras jurídicas, do processo eleitoral e das atividades da Justiça Eleitoral.
Para isso, foram adotadas medidas como a realização de palestras, a distribuição de cartilhas e a criação de uma página virtual dinâmica contendo todas as informações necessárias à cobertura das eleições. Também foi montada uma central de imprensa que dispôs de 50 estações de trabalho, internet wi-fi, oito tablados com backdrop para entradas ao vivo das emissoras de televisão e atendimento pessoal da assessoria de imprensa.
O projeto ampliou o entendimento, a qualidade e a agilidade das informações sobre o processo eleitoral.
Ambas as iniciativas foram desenvolvidas pelas Assessorias de Comunicação dos respectivos tribunais (TSE e TRE-MG). Confira amostras dos projetos: