Magistradas do TJDFT participam de live em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Confira os principais pontos abordados no debate

Magistradas do TJDFT participam de live em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Na última sexta-feira (11), a Comissão de Participação Institucional Feminina da Justiça Eleitoral do Distrito Federal (CPIF) promoveu a live "Os desafios da multiplicidade de papéis da mulher". Iniciado às 18h no perfil do TRE-DF no Instagram, o evento foi acompanhado por servidores, magistrados e pelo público da Corte nas redes sociais. Nessa edição, a jornalista Karen Fontenele, membro da CPIF, entrevistou as magistradas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Gislaine Carneiro (Titular da 4ª Zona Eleitoral) e Luciana Pessoa Ramos (Titular da 5ª Zona Eleitoral). Durante a transmissão, a Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (ASTREDF) sorteou brindes aos participantes.
No início do debate, as magistradas compartilharam os desafios que enfrentaram desde o ingresso na carreira. A Juíza Titular da 5ª Zona Eleitoral, Luciana Ramos, compartilhou as questões familiares enfrentadas e destacou: “Foi uma grande vitória, porque se mede por causa do concurso em si. É uma vitória que eu meço por causa da trajetória, por causa dos grandes desafios.” E acrescentou: “Esses percalços me permitiram ter a sensibilidade que eu tenho para conduzir uma audiência. Se eu não tivesse passado por tudo isso, eu teria uma maior dificuldade de ter empatia com a dor do outro.”
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios há 17 anos, a magistrada Gislaine Carneiro, dividiu sua trajetória com a audiência: “Não venho de família abastada, estudei a vida inteira em colégio público. Aos 18 anos, quando passei no vestibular, tive que trabalhar para pagar a faculdade. Nada foi fácil. Andei muito de ônibus, voltava meia-noite para casa de ônibus, morrendo de medo de ser estuprada, porque só tinha eu, o cobrador e o motorista.” E concluiu: “É muito desafio e quem nos vê hoje não sabe quais são as nossas dores.”
A respeito da representatividade feminina, a magistrada Gislaine Carneiro afirmou: “Historicamente a mulher foi moldada para cuidado, colocada mais no espaço privado, desde a Grécia. Então essa ocupação que a gente vem tendo, no banco das faculdades, com mais de 50% na graduação e na pós-graduação, nos espaços públicos de poder também. Isso tudo é muito recente na história. De 90 ministros que temos hoje em cinco tribunais superiores, somente 14 são mulheres. Quanto mais alto o nível na carreira, menos mulheres tem. Isso tem mudado, mas ainda é muito arraigado.”
Ao final do debate, a engenheira Luciana Ramos, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios desde 2003, reforçou a importância do combate à violência: “A violência contra a mulher ela é um reflexo da violência. Hoje nós precisamos colocar em foco a violência contra a mulher por conta da gravidade da situação, mas se nós trabalharmos por uma sociedade sem violência, todos os tipos de violência deixarão de existir, inclusive a contra mulher.”

Para assistir à live na íntegra, clique aqui. 


Sobre as debatedoras
Gislaine Carneiro: Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios há 17 anos, a magistrada Gislaine Carneiro Campos Reis é Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria desde outubro de 2012. É pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília, em Atendimento a Pessoas em Situação de Violência pela Universidade UniRedentor/RJ e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NJM)/TJDFT) desde 2018, é palestrante sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha em diversas instituições da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. Juíza titular da 4ª Zona Eleitoral de Santa Maria. Juíza Coordenadora do Núcleo Permanente Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NJM)/TJDFT) desde 2018, é palestrante sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha em diversas instituições da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. Juíza Titular da 4ª Zona Eleitoral de Santa Maria.
Luciana Pessoa Ramos: Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios desde 2003, a magistrada Luciana Pessoa Ramos é graduada em Direito e em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atualmente é Juíza Titular da 5ª Zona Eleitoral e da 1a. Vara Cível de Sobradinho.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido