TRE-DF realiza reunião preparatória com magistrados que atuarão nas Eleições 2022

O encontro reuniu os (as) Juízes (as) Auxiliares convocados (as) pela Resolução 7938/2022 para auxílio às Eleições Gerais 2022 e teve por objetivo alinhar os últimos detalhes para o pleito

O encontro reuniu os (as) Juízes (as) Auxiliares convocados (as) pela Resolução 7938/2022 para a...

Na manhã desta sexta-feira (16), às 10h, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu reunião preparatória com os (as) Juízes (as) Auxiliares convocados (as) pela Resolução 7938/2022 para auxílio às Eleições Gerais 2022. O encontro contou com a participação de representantes das forças policiais e teve por objetivo alinhar os últimos detalhes para o pleito. Na ocasião, foi anunciado aos magistrados que o número de policiais militares que atuarão nas eleições do Distrito Federal passou de 6 mil para 11.575.

O evento

Compuseram a Mesa de Abertura o Presidente, Desembargador Roberval Belinati, o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, o Juiz-Auxiliar da Presidência Pedro Yung-Tay Neto, a Subsecretária de Operações Integradas (SSP/DF), Coronel Cintia Queiroz de Castro e a Chefe da Delegacia de Defesa Social e Institucional, Delegada Mylena Lecy Martins.

Na abertura, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, reforçou o compromisso da Corte na segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral, apresentou dados sobre as Eleições em âmbito regional e anunciou que o número de policiais militares que trabalharão nas Eleições do Distrito Federal passou de 6 mil para 11.575, reforçando: "Isso mostra que a Justiça Eleitoral está indo muito bem.” O Presidente destacou a importância do papel dos magistrados na consecução do pleito e enfatizou: "Nós, juízes, temos que zelar pela ordem."

Em sua fala, o Vice-presidente e Corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro, salientou: "Nós vamos fazer o trabalho, mas ele só terá êxito se os jogadores que jogadoras que compuserem o time, com harmonia, estiverem unidos”. O desembargador ressaltou que a Corregedoria está à disposição para prestar eventuais esclarecimentos e frisou a importância do acompanhamento atento às normas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ressaltando: “Nós queremos a paz e a tranquilidade no recinto da votação.”

Em seguida, a Chefe da Delegacia de Defesa Social e Institucional, Delegada Mylena Lecy Martins da Costa, reafirmou o compromisso da Polícia Federal, falou sobre o uso de drones no policiamento e finalizou: "Contem conosco. Tenho certeza de que tudo ocorrerá bem e em paz.”

Logo após, a Subsecretária de Operações Integradas (SSP/DF), Coronel Cintia Queiroz de Castro, apresentou informações sobre a logística da segurança nas eleições do Distrito Federal durante as eleições e concluiu: "Juntos somos mais fortes, mas quando trabalhamos de forma integrada, somos imbatíveis.”

Na sequência, o Assessor de Comunicação, Fernando Velloso Filho, afirmou que está disponível em tempo integral para atender às demandas da imprensa e solicitou aos magistrados que "encaminhem eventuais pedidos dos veículos de comunicação à Assessoria de Comunicação." O servidor avisou que será instaurado um centro de divulgação de resultado no Salão Nobre da Corte a partir das 17h dos dias de votação.

O Juiz-Auxiliar da Presidência do TRE-DF, Pedro Yung-Tay Neto, cumprimentou os pares, reforçou o trabalho desenvolvido pelos magistrados e os servidores da Corte, destacando que são "(…) os verdadeiros artífices das Eleições." O magistrado esclareceu que todas as dúvidas poderão ser dirimidas posteriormente com a Corregedoria Regional Eleitoral e acentuou: "Eu vejo, à minha frente, o melhor Tribunal do Brasil." O magistrado passou as principais informações sobre a atuação dos juízes no processo e concluiu: “Já mostramos que somos mais fortes. Durante a pandemia, mostramos que o Tribunal não parou e não vai parar. Nós, com certeza seremos imbatíveis. Ao final, tudo dará certo."

Em seguida, a Juíza da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE) Ana Cláudia Loiola, apresentou um fluxograma de atividades elaborado pela coordenação e destacou: "Nós estaremos à disposição de todos.” Clique aqui para acessar a Cartilha da Propaganda Eleitoral.

Na sequência, o Assessor da Assessoria de Gestão Estratégica, Planejamento e Estatística (AGEPE), Reinaldo Luz, apresentou os principais pontos da logística envolvida no pleito.

Em seguida, o Vice-presidente e Corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, anunciou os locais em que os juízes auxiliares atuarão nas Eleições 2022.

Na fala de encerramento, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, o Presidente do TRE-DF, afirmou: "Em nome da Justiça Eleitoral do Distrito Federal, queremos agradecer a presença de todos e reforçar que somos todos um só. Estamos falando em nome do país, com o mesmo objetivo: paz, harmonia, ordem. Promover eleições limpas, seguras, pacíficas." O Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, concluiu: “Eu agradeço a presença de todos. A corregedoria está à disposição.Todos serão protegidos e o time já está escalado.”

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido