TRE-DF entrega Medalha do Mérito Eleitoral a Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Rodrigo Mudrovitsch
A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira (3), no TRE-DF, na presença de Membros da Corte, de Advogados do escritório e de outros magistrados da capital

Na tarde desta segunda-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral, no Grau Jurista, ao Advogado Rodrigo Mudrovitsch, Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Corte, na presença do Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, da Corregedora em Exercício, Desembargadora Nilsoni de Freitas, e dos desembargadores Renato Coelho, Fabrício Fontoura, Diego Campos e Guilherme Pupe. Prestigiaram o evento a Juíza Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal Rosimayre Gonçalves Carvalho, o Juiz-Auxiliar da Presidência do TRE-DF, Pedro Yung-Tay, Advogados do Escritório, gestores da Corte e amigos do homenageado.
O Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, destacou que o agraciado: “Faz por merecer a distinta láurea concedida pela Justiça Eleitoral da capital Federal”. Doutor em Direito Constitucional pelo Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), o laureado é Sócio Titular na Mudrovitsch Advogados e Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Após entregar a Medalha e o diploma, Belinati reforçou em seu discurso que o homenageado: “Teve papel decisivo no Acordo de cooperação assinado pelo TRE-DF naquela Corte, que representou de forma inédita a chancela da colaboração mútua para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos. Dessa forma é uma grande honra afirmar que teve uma aprovação unânime entre os Conselheiros da Ordem do Mérito Eleitoral.”
O Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Rodrigo Mudrovitsch, destacou em seu discurso de agradecimento: “Estou muito honrado de estar aqui hoje. Foi o primeiro convênio celebrado pela Corte Interamericana com um Tribunal Eleitoral. Não sou brasiliense, mas resido aqui há mais de vinte anos, então estou me sentindo duplamente feliz. Meus filhos nasceram aqui, me considero quase um brasiliense. Eu só queria colocar que cada vez mais a Corte tem se ocupado de temas referentes à democracia.”
Acerca do convênio celebrado entre o TRE-DF e a Corte Interamericana, Rodrigo Mudrovitsch frisou: “Eu realmente percebo que a discussão da agenda dos Direitos humanos está cada vez mais presente dentro da agenda eleitoral e por isso foi extremamente importante para a Corte e eu diria também para a Justiça Eleitoral também ter essa celebração desse convênio. Eu faço votos de que seja um convênio que ganhe vida, tenha um uso e ganhe um intercâmbio presente.”
Sobre cargo que o brasileiro ocupa na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Belinati acentuou: “Em um país com mais de 203 milhões de brasileiros, quantos juízes estão na Corte Interamericana de Direitos Humanos? Então ter um juiz representando toda essa nação é um orgulho para nós.”
O Desembargador Guilherme Pupe comentou a importância do acordo: “O Tribunal deve bastante a esse intercâmbio institucional.” E homenageou o amigo: “Merece todo o nosso reconhecimento, que é feito de modo muito singelo. Agradeço a todos por estarem prestigiando, e ao Tribunal por ter deliberado tão rapidamente, em caráter extraordinário.”
A Corregedora em Exercício, Desembargadora Nilsoni de Freitas, cumprimentou as autoridades e os demais presentes, e destacou: “Receba, doutor Rodrigo, os meus efusivos cumprimentos. Desejo que a luz de vossa excelência continue brilhando cada vez mais.”
Em seguida, o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargador Renato Coelho, “Essa homenagem é um coroamento de uma trajetória de sucesso. Vossa Excelência representa da democracia, então receba nossos cumprimentos, nessa justa homenagem.”
O Desembargador Fabrício Fontoura destacou em suas palavras: “A honra é nossa em recebê-lo aqui, como bem apontou nosso presidente, são mais de 200 milhões de pessoas, e um brasileiro faz parte e está sendo homenageado pelo TRE-DF pelos brilhantes serviços prestados.”
O Desembargador Diego Campos, amigo do homenageado, também proferiu discurso na cerimônia: “Desejo a Vossa excelência que continue brilhando e alçando vôos cada vez mais altos. É uma honra para nós poder homenageá-lo com a Medalha do Mérito Eleitoral. Desejo felicidade e sucesso.”
A Juíza Rosimayre Gonçalves foi convidada pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, para discursar ao homenageado. Em sua fala, a magistrada destacou que o homenageado está: “Dando essa contribuição tão significativa e fundamental para criar as estruturas básicas de Direitos Humanos realmente universalizados.”
Em seu discurso, o Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro Yung-Tay Neto, pontuou: “É um grande privilégio ter um brasileiro capacitado e com o brilho de Vossa Excelência em uma Corte tão importante e dizer da grande alegria de podê-lo receber.”
O Advogado Felipe Nóbrega discursou em nome do Escritório Mudrovitsch: “É um prazer estar aqui hoje, podendo presenciar toda essa homenagem que o Rodrigo faz por merecer. Eu o conheço desde 2008, ou seja, faz bastante tempo, e a gente sempre viu e sabe o quanto ele é uma pessoa com vontade de demonstrar toda sua capacidade e esse brilhe reflete tudo aquilo que ele faz de melhor.”
Entre os Advogados presentes estiveram Abel Santana, Luize Bueno, Camila Padilha, Camila Brito, Mateus Barcelos e demais colegas do setor. Após a solenidade, o homenageado recebeu os cumprimentos das autoridades e dos amigos no Salão Nobre.