Secretária de Comunicação do TSE apresenta resultados das campanhas feitas pela Comunicação nas Eleições 2022 e os debates das Ascom no Coptrel

Giselly Siqueira destacou a importância das parcerias para o atingimento de públicos estratégicos para a Justiça Eleitoral

Giselly Siqueira destacou a importância das parcerias para o atingimento de públicos estratégico...

Na tarde desta sexta-feira (19), a Secretária de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, apresentou os resultados das campanhas feitas pela Comunicação durante as Eleições gerais de 2022 e os debates realizados durante a reunião das Assessorias de Comunicação durante o 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).

Durante sua fala, Giselly Siqueira destacou o papel do uso da tecnologia para o alcance dos objetivos estratégicos de comunicação: “Milhões de pessoas usam celular Android. Assim, vamos levar em conta que apenas metade disso permite a notificação. Imagine, portanto, quanta gente recebeu essa notificação da Justiça Eleitoral. Foi tão intenso que, na primeira vez em que fizemos isso, mesmo conversando com a TI para segurar a nossa estrutura de rede, o acesso foi tão intenso que derrubamos todo o Sistema da Justiça Eleitoral por algumas horas. A T.I teve que trabalhar para trazer tudo de volta. Quando a pessoa recebia uma notificação, ela entrava no Título Net para baixar e regularizar sua situação. Eles faziam um canhão de Comunicação que nós, sozinhos, não conseguíamos atingir.”

A Secretária de Comunicação e Multimídia do TSE também enfatizou a articulação de parcerias e produção de conteúdo para aproximação de públicos estratégicos: “Nós produzimos conteúdo para a Alexa. Então, quando você pergunta para o dispositivo se a urna eletrônica é segura, que dia é a Eleição, ele te responde com informação oficial da Justiça Eleitoral. Nós fizemos parceria com Ifood e fizemos uma campanha especial com o Tinder. Ele tem um trabalho com o seu público-alvo, de que antes de marcar um encontro, você dê um match, dê uma olhada lá para ver quem é a pessoa com quem você quer sair. E nós usamos o mesmo estilo para fazer uma campanha. Antes de escolher um candidato, o busque, dê uma olhada, dê um “match” nele lá no site da Justiça Eleitoral. Então, o usuário passava direto para o site da Justiça Eleitoral, onde constavam todas as informações.”

A respeito da desinformação, Giselly Siqueira pontuou: “Qualquer pessoa poderia denunciar uma desinformação a respeito da Justiça Eleitoral. Houve um aumento de mais de 700% do número de denúncias que recebemos. Elas são encaminhadas ou para o Ministério Público, ou para a Polícia Federal, mas nós também tínhamos um canal direto com as plataformas. A retirada via administrativa funcionou muito bem. Isso demonstra, sim, que a sociedade está interessada em nós. A sociedade quer saber o que fazemos e nós precisamos conversar com ela, e observar  no número de gente que está de olho na Justiça Eleitoral.”

Ao apresentar os números das campanhas, a Secretária salientou: “Na última sessão do TSE, da última terça-feira, houve na pauta um tema muito interessante. Tivemos mais de 18 mil visualizações. Isso prova que uma simples sessão pode ser um momento de comunicação institucional importante.”

Entre as principais conclusões debatidas pelas Assessorias de Comunicação durante o 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) em Brasília, estiveram a importância de adotar, com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um treinamento aos juízes eleitorais e chefes de cartório sobre media training e relacionamento com a imprensa e aplicar, conforme realidade de cada regional, o Business Intelligence da ASCOM criado pelo TRE-GO.

 

 

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