Presidente do TRE-DF participa de solenidade de outorga do Título de Cidadão Honorário ao Procurador-geral de Justiça do DF
A cerimônia acontece no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Na noite desta terça-feira (26), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Roberval Belinati, participa da sessão solene de outorga do título de Cidadão Honorário ao Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur. Iniciada às 19 horas, a cerimônia acontece no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e conta com a presença de autoridades dos três poderes. Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur foi empossado no referido cargo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 12 de dezembro de 2022. Os desembargadores do TRE-DF Renato Coelho e Renato Guanabara Leal também prestigiam o evento.
Em seu discurso em homenagem ao Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, o Presidente do TRE-DF, destacou a importância da participação de todos nas eleições do Conselho Tutelar, e as qualidades do homenageado: "Sua meta - conforme ele afirma, sempre foi trabalhar para ampliar o diálogo e aprimorar os serviços prestados à sociedade. Somos testemunhas de que Georges sempre fez o melhor que pôde para servir ao próximo, para defender a Constituição, a Carta Magna e as nossas leis." Na conclusão de seu pronunciamento, Belinati afirmou ao condecorado: "Sua dedicação ao trabalho é exemplo para todos nós. E todos aqui são testemunhas: a hora que você for ao Ministério Público, você vai encontrar o Georges trabalhando, nos eventos representando o Ministério Público. Está ali dia e noite trabalhando."
De acordo com o Presidente da CLDF, Deputado Wellington Luiz (MDB), a honraria é concedida em reconhecimento à notável trajetória em prol da justiça e da proteção dos direitos individuais e coletivos: “O título de Cidadão Honorário de Brasília é uma honraria merecida e um gesto de apreço pela extraordinária trajetória do procurador Georges Carlos, que, ao longo de sua brilhante carreira como promotor de Justiça, demonstrou comprometimento ímpar com os princípios da equidade, justiça e proteção dos direitos individuais e coletivos. Sua trajetória ganha ainda mais destaque em sua atual posição como procurador-geral de Justiça do MPDFT."
A Mesa de honra também foi formada pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão, pelo Chefe da Casa Civil Gustavo Rocha, o Deputado Federal, Carlos Sampaio, o Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacyr Rey, o Presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), César Bechara Nader Mattar e o Subprocurador-Geral da República, Carlos Frederico.
Sobre o homenageado
Membro do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur é membro do MPDFT desde 2002. Foi assessor de Políticas Institucionais, chefe de Gabinete e assessor parlamentar. Atuou em diversas promotorias criminais, na Promotoria de Fundações e como um dos coordenadores da eleição para o Conselho Tutelar.
Durante 11 anos, foi coordenador das Promotorias de Justiça do Paranoá, posição em que a aproximação com a sociedade se tornou rotina nas atividades institucionais. Também foi integrante do Gabinete de Crise, que coordenou as ações necessárias à adequação do MPDFT à pandemia, com foco em respostas rápidas à sociedade.
É graduado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília, com especialização em Direito Processual Penal. Professor universitário do UniCEUB na graduação e pós-graduação do curso de Direito, possui formação complementar em Direito Constitucional e em legislação aplicada ao MPU, com vasta contribuição para publicações acadêmicas nas áreas do Direito Penal, Processo Penal, Constitucional e Internacional.
*Com informações da Agência CLDF