Nesta sexta-feira, 5, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil se reúnem para tratar de pautas oportunas e relevantes sobre o funcionamento da justiça eleitoral, marcando o 84o. COPTREL.
O encontro aberto ontem, nas dependências do Centro de Eventos The One, localizado na capital mineira, tem por anfitrião o TREMG e insere em sua pauta de debates ao longo do dia temas como: Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, Sistema "Monitora JUD" e Projeto "TRE RIBEIRINHO", além das deliberações dos diretores-gerais em reunião ocorrida no dia de ontem.
A reunião contou com a presença da ministra Carmen Lúcia, futura presidente do TSE a partir do próximo mês de junho, que apresentou aos presidentes diretrizes a respeito das eleições municipais deste ano.
O desembargador Roberval Belinati, participa de seu último COPTREL, em função do término de sua gestão à frente do TREDF, e recebeu calorasa homenagem de seus colegas, que ressaltaram suas participações colaborativas em todas as reuniões do grupo de dirigentes e destacaram sua simpatia e amabilidade no trato com cada um.
Belinati, que sediou um dos encontros do COPTREL em Brasília, em maio de 2023, agradeceu o carinho e o respeito dos colegas e declarou a profunda saudade que levará da justiça eleitoral e deste encontros produtivos e amigáveis, tão salutares ao desenvolvimento da democracia brasileira. Valorizou o trabalho dos servidores da justiça eleitoral e desejou, por fim, muitas felicidades aos presidentes dos TREs na condução das eleições deste ano e na continuidade de seus trabalhos.
“Passei no TREDF, seguramente, os dias mais felizes da minha carreira na magistratura até agora”.
Belinati deixa a presidência do TREDF em 22 de abril, ao término de seu mandado, para assumir a primeira vice-presidência do TJDFT no biênio de 2024 a 2026.