TRE-DF, Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria de Educação levam título de eleitor a estudantes de Santa Maria

A primeira escola a receber a iniciativa foi o Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A ação permite que cerca de 450 jovens estudantes, entre 15 e 18 anos (incompletos), possam tirar o título de eleitor durante os três dias em cada uma das escolas que o projeto visitar

A primeira escola a receber a iniciativa foi o Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A ação...

Nesta quarta-feira (13/03), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, levou o título de eleitor para a primeira escola atendida pelo projeto de alistamento Jovem Eleitor. Desenvolvido pela Corte em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Educação, a iniciativa prevê a utilização de unidades móveis do Na Hora para instalação de cartórios eleitorais em escolas de nível médio e profissionalizantes, possibilitando o cadastro eleitoral dos estudantes.

No Distrito Federal, 40% dos jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram o título de eleitor. O prazo para a emissão é 8 de maio, data do fechamento do cadastro em razão das eleições. Pensando nisso, o TRE-DF, em parceria com as referidas Secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF), iniciou o projeto que leva uma carreta com Cartório Eleitoral para oito colégios públicos e permanece três dias em cada escola. A previsão é de que cerca de quatro mil jovens estudantes recebam o título de eleitor durante a campanha de alistamento. Aqueles que não forem atendidos pela iniciativa também poderão emitir o título de eleitor no site do TRE-DF ou nos cartórios eleitorais. 

O Acordo de Cooperação foi assinado em 20 de fevereiro. Na ocasião, Belinati destacou: "Esse momento histórico aqui no Distrito Federal reconhece a importância da nossa juventude que está se preparando para a cidadania. O objetivo dessa campanha é fazer o jovem viver como cidadão, não mais aquele que representa apenas o futuro, mas como pessoa que participa da sociedade, escolhe seus governantes e que também tem responsabilidade pela construção do nosso país.” E acrescentou: “A partir do momento em que o jovem recebe o título de eleitor, ele passa a pensar muito mais na vida da nossa nação.”

Solenidade de lançamento do Programa Jovem Eleitor

Compuseram o dispositivo da solenidade de lançamento além das autoridades dos três órgãos responsáveis pelo programa – o Presidente da Corte, Desembargador Roberval Belinati, a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani e a Secretária de Educação do DF, Professora Hélvia Paranaguá – o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa e a Diretora do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, Michele Galeno.

O Presidente Do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, interagiu com os estudantes para reforçar a importância do alistamento eleitoral. O magistrado iniciou sua fala explicando o papel dos juízes na sociedade, e fazendo perguntas sobre o eleitorado brasileiro aos alunos. O dirigente máximo da Corte acentuou o papel do jovem na cidadania, que não se restringe ao voto: “Se vocês virem a família de outros governantes perceberão que muitos vieram de famílias pobres, começaram lá de baixo e hoje estão representando o povo na Câmara dos Deputados, no Senado. Essa é uma mensagem do TRE-DF para vocês se prepararem para a cidadania e já começarem a pensar em representar o nosso povo no Governo.”

Amplamente aplaudido pelos alunos, Belinati salientou que a participação do jovem no processo eleitoral não se restringe ao voto: “Com 21 anos, o jovem pode ser candidato a deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito e vice-prefeito. Com trinta, a governador e a vice-governador. Com 35 anos, pode ser candidato a presidente, vice-presidente e senador.  A vida passa como um sopro e esperamos que todos se preparem para a vida política do nosso país. Continuem estudando porque a educação abre todas as portas para o desenvolvimento”.

O Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, pontuou em seu discurso o papel transformador da educação e do voto: “Estudei em escola pública no antigo ensino primário, secundário e ensino médio. Comecei em uma cidade pequenina, lá em Minas Gerais, e nunca parei de estudar, de modo que vejo com muita alegria a presença de vocês aqui. Não deixem de ir para a escola. Eu mesmo quando trabalhava ia ao colégio. Às vezes chegava à casa meia-noite. Pegava um ônibus e chegava tarde, mas não parei e continuei a estudar até fazer um curso superior e hoje, graças a Deus, estou nessa função, dando esse testemunho de que o cidadão realmente começa a sua vida para a cidadania e para a democracia tirando o seu título de eleitor.”

A Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani reforçou o papel dos estudantes na mudança da realidade local e pessoal: “Aqui é um momento para nós trazermos a consciência de que isso não é apenas uma obrigação de vocês quando ficam mais velhos. Na verdade, é um direito. Tudo o que vocês têm de dificuldade hoje – porque eu sei que não é pouca coisa que vocês enfrentam na casa de vocês, na realidade que vocês vêem dentro de casa – isso só vai poder mudar quando a gente votar e escolher as pessoas que nos representam conforme aquilo que precisamos. E, se acharmos que isso é só coisa dos nossos pais ou de adulto, nunca teremos algo diferente da nossa realidade”.

A Diretora da escola, Michele Galeno, congratulou as autoridades pela parceria: “Queria agradecer por essa ação. Na nossa escola, ela é muito importante porque temos um alto índice de aprovação na UnB. Então, para que os nossos alunos possam se inscrever na universidade, precisam do título de eleitor. Além de exercer a cidadania, é importante o estudante ter o título para ingressar na universidade”.

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Professora Hélvia Paranaguá, também frisou a necessidade de a população fiscalizar os eleitos, ato que também constitui o exercício da cidadania: “Vocês precisam acompanhar os candidatos que vocês elegerem e cobrar as ações deles. Não é só depositar o voto, mas se tornar um eleitor consciente que queremos que vocês sejam. Votar consciente, acompanhar e cobrar, porque esse é o nosso papel de cidadão. Bem-vinda a carreta do TRE-DF. Nós estamos muito felizes, Presidente Belinati, porque sabemos que é o futuro do Brasil que está aqui. Esse é um belo projeto de eleitor do presente e do futuro.”

O estudante do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria Erick Rodrigues (16) emitiu seu título de eleitor na carreta do TRE-DF e falou sobre a relevância da iniciativa sob a ótica dos estudantes: “Eu acho que é importante, primeiro por conta da obrigatoriedade, e segundo por você estar ajudando o Estado, o país. E faz você ser um cidadão. Minha expectativa é que tenhamos um Brasil melhor”. O aluno falou sobre a facilidade trazida pela justiça itinerante: “Ações como essa são essenciais para estudantes. Se a carreta do TRE-DF não estivesse aqui, eu teria que tirar o meu título em Goiás. Como veio aqui, ficou mais fácil para mim.

Também participaram da solenidade o Coordenador Regional de Ensino Claudinei Cabral, o Chefe de Gabinete da Presidência, Edvaldo Guimarães, a Secretária da Corregedoria, Lara Rodrigues, a Assessora da Corregedoria, Adriana Fatureto, a Assessora-Chefe de Comunicação Substituta, Karen Fontenele, o Chefe da Seção de Orientações a Apoio à Coordenadoria, Paulo Lucena, o Coordenador da EJE-DF, Ronaldo Franco, o Chefe da Seção de Polícia Judiciária, Marcelo Buarque e a Cerimonialista Beatriz Arantes.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido