TRE-DF inaugura a Central de Atendimento ao Eleitor
Central está instalada no edifício-sede do Tribunal, no centro administrativo de Brasília.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) viveu, nesta quarta-feira (3), um marco histórico para a Justiça Eleitoral da capital federal: a inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), instalada no edifício-sede do Tribunal, no centro administrativo de Brasília. A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensoria, advocacia e lideranças comunitárias, além de servidores e convidados, que testemunharam a abertura de um espaço moderno, acessível e pensado para oferecer mais eficiência no atendimento ao cidadão.
O novo ambiente reúne, em um único local, 14 zonas eleitorais do Distrito Federal, garantindo maior funcionalidade, segurança e economia de recursos. O prédio, com instalações amplas, estacionamento gratuito e acessibilidade total, passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A CAE concentra serviços como emissão de título, transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral e regularização da situação eleitoral, além de orientações gerais aos eleitores. Segundo o Presidente do TRE-DF, Desembargador Jair Soares, a regionalização do atendimento foi baseada em estudos demográficos e logísticos: “Colocamos à disposição da população um ambiente moderno, em região central da cidade, com mobilidade em transporte público e tecnologia para solução rápida das demandas”.
Na cerimônia de inauguração, o Desembargador Jair Soares destacou que a Central é fruto de um processo de planejamento de gestões anteriores, mencionando o empenho de desembargadores que o antecederam na idealização e execução do projeto. " Preciso fazer justa menção àqueles que me antecederam na gestão deste Tribunal e que idealizaram este local e este modelo de atendimento. Aos Desembargadores Romeu Gonzaga Neiva, Carmelita Brasil, Waldir Leôncio, Humberto Ulhôa, o saudoso Costa Carvalho, Sebastião Coelho e Nilsoni de Freitas. Parabenizo Vossas Excelências pelo compromisso com a coisa pública e a visão de futuro. De forma muito especial, rendo homenagens aos Desembargadores Roberval Belinati e Mário-Zam Belmiro Rosa, que, na gestão passada de 2022 a 2024, encamparam o início das obras e deixaram o caminho trilhado para que chegássemos a esta inauguração. Muito obrigado", afirmou o Presidente.
O Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal, Desembargador Sérgio Rocha, também ressaltou a importância do novo modelo de atendimento, que integra qualidade, rapidez e acolhimento. Já o Desembargador Roberval Belinati lembrou dos desafios enfrentados até que o projeto saísse do papel, reforçando que a Central representa um salto de modernidade para a Justiça Eleitoral do DF.
A Vice-Governadora do DF, Celina Leão, esteve presente na inauguração. "Não há democracia sem Justiça Eleitoral. Para uma democracia consolidada, precisamos de uma Justiça Eleitoral moderna, eficaz e eficiente, e é exatamente isso que o TRE-DF entrega nesta tarde. Em nome do Governador, gostaria de agradecer, principalmente pelo fato de que as zonas eleitorais que estão sendo desativadas estão sendo cedidas para o Governo do Distrito Federal utilizar como áreas para a saúde pública." afirmou.
Algumas zonas eleitorais ainda estão em processo de migração para a CAE, o que implica suspensão temporária dos atendimentos, de forma escalonada, para viabilizar a mudança. O calendário de interrupções está definido da seguinte forma:
3ª Zona Eleitoral (Taguatinga Norte), de 1º a 5/9;
9ª ZE (Guará), de 8 a 12/9;
1ª ZE (Asa Sul), de 15 a 19/9;
10ª ZE (Núcleo Bandeirante), de 22 a 26/9;
2ª ZE (Paranoá), de 29/9 a 3/10;
15ª ZE (Águas Claras), de 6 a 10/10;
6ª ZE (Planaltina), de 13 a 18/10;
13ª ZE (Samambaia), de 20 a 24/10;
21ª ZE (Recanto das Emas), de 27 a 31/10;
4ª ZE (Santa Maria), de 3 a 7/11;
16ª ZE (Ceilândia Norte), de 10 a 14/11;
8ª ZE (Ceilândia Centro), de 24 a 28/11;
e 20ª ZE (Ceilândia Sul), de 1º a 5/12.
Durante esses períodos, os prazos processuais também ficam suspensos, garantindo que nenhuma parte seja prejudicada.
O TRE-DF recomenda que os eleitores façam agendamento prévio pelo site oficial para garantir maior comodidade no atendimento.
É importante destacar que os eleitores de Lago Sul, Taguatinga, Sobradinho e Gama continuam a contar com atendimento nas respectivas zonas eleitorais, assim como no posto do “Na Hora”, localizado na Rodoviária de Brasília. Além disso, permanecem disponíveis as alternativas de atendimento virtual, tanto pelo site www.tre-df.jus.br quanto pelo aplicativo e-Título.
Ao final da cerimônia de inauguração, os convidados participaram de um coquetel oferecido pelo SINDJUS/DF no Salão Nobre do Tribunal.
Com a entrega da Central de Atendimento ao Eleitor, a Justiça Eleitoral do Distrito Federal reforça seu compromisso com a cidadania e dá um passo significativo rumo a um serviço público mais ágil, acessível e moderno, preparado para responder às demandas de uma sociedade em constante transformação.
Autoridades prestigiam a inauguração da CAE
Placa de inauguração é descerrada pelos Desembargadores Jair Soares e Sergio Rocha