TRE-DF empossa novos desembargadores eleitorais com a participação do Presidente do TSE

A cerimônia foi transmitida pelo canal da instituição no YouTube.

TRE-DF empossa novos desembargadores eleitorais com a participação do Presidente do TSE

Nesta terça-feira (29), às 17h, o TRE-DF realizou a cerimônia de posse dos procuradores Renato Guanabara Leal de Araújo e Renato Gustavo Alves Coelho no cargo de Membro Titular da Corte Eleitoral. O evento foi transmitido pelo canal oficial da instituição no YouTube, e contou com a presença do Presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, além dos desembargadores da Corte Regional Eleitoral e do Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes.
A abertura da cerimônia foi realizada pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, que convidou os empossandos a prestarem o compromisso solene de posse.Após o compromisso, o Diretor-Geral do TRE-DF, Guilherme Valadares, realizou a leitura do termo de posse.
Em seguida, os advogados foram declarados empossados no cargo. Ambos receberão a Medalha do Mérito Eleitoral na ordem Jurista, em momento oportuno, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Em seu discurso, o Presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, destacou: “Nesse ano, nós temos as dificuldades naturais da pandemia e das sessões por videoconferência, mas a verdade é que nossas obrigações não diminuem e eu fiz questão de prestigiar esse evento aqui no Distrito Federal, que é a cidade onde estou estabelecido. E preciso dizer a Vossa Excelência e aos eminentes desembargadores que agora eu já me considero brasiliense. Transferi o meu título para cá, nesse ano também não vou votar, mas me tornei um apaixonado pela cidade, que é extremamente acolhedora e uma das mais bonitas do Brasil. Faço essa breve intervenção para falar que estou muito honrado de participar dessa sessão e que desejo para os dois novos desembargadores aqui empossados, Dr. Renato Guanabara de Araújo, e Dr. Renato Gustavo Alves Coelho, como também a Vossa Excelência e ao Tribunal, o máximo de êxito no desempenho dessa missão às vezes espinhosa, mas indispensável para a democracia brasileira.”
Natural de Fortaleza (CE), o Desembargador Renato Leal agradeceu aos familiares e amigos, e afirmou que: “Hoje é um dia que ficará marcado com letras indeléveis no livro da minha existência. Advogado há mais de 23 anos, neste dia tenho a honra de assumir a missão de maior magnitude em minha carreira, que é exercer o cargo de desembargador do egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Tenho a certeza de que os próximos dois anos serão um período de muito aprendizado e crescimento. Entendo que, na carreira jurídica, o melhor conhecimento é sempre adquirido com a prática.”
Inspirado em Rui Barbosa e Habermas, o Desembargador Renato Coelho, destacou, em seu discurso de posse, a gratidão por todos que o acompanharam em sua trajetória: “Tenho a certeza de que isso é resultado da confiança e da força de cada um de vocês. Como mencionei, além da gratidão do meu coração, transborda felicidade de ter sido escolhido, primeiramente, pelos excelentíssimos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, pelos quais tenho a mais alta estima e consideração. E, posteriormente, fui agraciado pela nomeação do Excelentíssimo Presidente da República, pelo qual nutro o mais profundo respeito e admiração, e peço licença para registrar, aqui, meus mais sinceros votos para que Sua Excelência continue a conduzir da melhor forma possível o destino da nossa nação.”
Ao final, os desembargadores receberam os cumprimentos em uma sala virtual reservada.
Para assistir à transmissão completa da posse, clique aqui.

Sobre os empossados

Renato Leal é sócio fundador do escritório Leal & Leal Advogados Associados. Procurador do DF desde 1999, Renato Leal integrou lista tríplice eleita pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Também tem atuação como representante da classe dos advogados públicos do DF, como Presidente da Associação dos Procuradores do DF e Sindicato dos Procuradores do DF. O procurador ocupará a vaga decorrente do término do mandato do ex-desembargador Telson Ferreira.
Renato Gustavo Alves Coelho é Procurador do Distrito Federal. Bacharel em Direito pelo UniCEUB, é pós-graduado em Direito constitucional pelo IDP. Ele ocupará o lugar do juiz eleitoral Erich Endrillo Santos Simas, cujo primeiro biênio terminou em 30 de julho.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido