Justiça Eleitoral discute desafios de Comunicação

Confira o que aconteceu no primeiro dia do seminário promovido pelo TSE e pelo Coptrel.

Seminário Transformações na Comunicação: Novos Paradigmas Pós-pandemia

Nesta terça-feira (19), o TRE-DF participa do Seminário Transformações na Comunicação: novos paradigmas pós-pandemia”. Iniciado às 14h, o evento acontece no formato híbrido (presencial e virtual) e reúne profissionais da imprensa e gestores da área que atuam na iniciativa privada.

A atividade é realizada presencialmente, no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador – respeitando as regras sanitárias e número reduzido de participantes – e remotamente - via Zoom, com transmissão pelo canal do TRE-BA no Youtube. O Assessor de Comunicação do TRE-DF, Fernando Velloso Filho, representante do Centro-Oeste no Grupo de Trabalho de Comunicação da Justiça Eleitoral, está no TRE-BA acompanha, presencialmente, o evento. A Assessora de Comunicação Substituta, Karen Fontenele, também participa do seminário virtualmente.

O evento

A abertura foi realizada pelo Presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Desembargador Jatahy Júnior, que reforçou: "Em 2020 tivemos o maior desafio da história da Justiça Eleitoral: realizar eleições em meio a uma pandemia." O presidente destacou a importância das assessorias para o sucesso do pleito: "As assessorias de comunicação do TSE, do Coptrel e dos Tribunais foram de suma importância para que tivéssemos êxito nas eleições."

Ao falar sobre os desafios da Justiça Eleitoral durante as Eleições 2020, a Coordenadora de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laura Gracindo, reforçou: "Nós tivemos um índice de abstenção eleitoral alto em relação a anos anteriores, mas muito baixo se considerarmos o cenário de pandemia." Sobre o processo de checagem de notícias, a coordenadora destacou: "Nós temos que nos fortalecer para 2022 e esse processo de checagem vai permanecer."

Em seguida, a Coordenadora de mídias sociais e campanhas do Tribunal Superior Eleitoral, Fábia Galvão, falou sobre os trabalhos desenvolvidos em 2020, em especial a campanha dos mesários voluntários: "Tivemos inscrições recordes e atribuímos isso a um trabalho de comunicação, como já falamos, mas também à escolha do protagonista que se comunica com os públicos", explicou a coordenadora, ao se referir à importância do médico Drauzio Varella para o sucesso da campanha.

Fábia Galvão falou, ainda, sobre os temas que geraram mais engajamento nas redes sociais e da importância de produzir campanhas com essa capilaridade apenas com apoio dos regionais e com recursos da própria Justiça Eleitoral: "foram ações que não tiveram nenhum tipo de patrocínio."

Logo após, a Coordenadora de Rádio e TV do TSE, Tatiana Cochlar, acentuou: "Essa decisão ampla de colocar a Comunicação em decisões estratégicas realmente fez a diferença." A coordenadora apresentou a configuração do Núcleo de Rádio e Televisão do TSE e os desafios enfrentados durante a atual gestão para aumentar a visibilidade da Corte Superior: "Nós queríamos ter gente falando com gente. Então discutimos esse aspecto incansavelmente. Isso fez o TSE entrar no TikTok", destacou a coordenadora.

Por fim, a Assessora-Chefe de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, falou sobre os projetos da Corte Superior Eleitoral para 2021. Depois de apresentar dados de uma pesquisa sobre a confiança dos brasileiros em relação ao sistema eleitoral, a assessora concluiu: "São dados que nos servem de alerta. (...) Há uma tentativa de descrédito da Justiça Eleitoral, em especial do sistema de votação. (...) Não temos como negar ou ignorar que essa é uma batalha que temos que enfrentar. Essa é uma missão da qual o Ministro Barroso está muito consciente e ele conta conosco para enfrentar esse desafio."

Ao final, os jornalistas Karine Simões (TV Bahia) e Tarsila Alvarindo (TV Itapoan) falaram sobre os desafios dos profissionais de imprensa na pandemia. O evento segue até amanhã (20). As assessorias de comunicação dos TREs e do TSE se reúnem amanhã, das 9 às 12h, via Zoom.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido