imprimir

Sistema JUSTIFICA (Acesso)

Formulário de justificativa

Consulta ao andamento

Atenção: Para acessar com êxito o formulário de justificativa, recomendamos a utilização dos navegadores indicados a seguir.

  • Internet Explorer versão 9 ou superior
  • Mozilla Firefox versão 11 ou superior
  • Google Crome versão 38.0 ou superior

 

O Sistema JUSTIFICA permite ao eleitor inscrito no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Distrito Federal o envio do requerimento de justificativa eleitoral - após as eleições - por intermédio da Internet, no prazo de lei*.

Eleitor de outro Estado: contate o seu TRE.

O envio pelo Sistema JUSTIFICA exige o cumprimento dos seguintes requisitos:

a) ser eleitor inscrito perante uma das zonas eleitorais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina ou do Distrito Federal;
b) identificar-se corretamente;
c) preencher o motivo da justificativa;
d) anexar, de forma digitalizada o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros) - (formato "jpg" ou "pdf", tamanho máx. 2MB).

Observações
1. deve ser encaminhada uma justificativa para cada turno de eleição.
2. os requerimentos serão analisados somente a partir de 03/11/14. Caso necessite de certidão de quitação eleitoral antes desse prazo, deverá contatar diretamente o seu cartório eleitoral.

Funcionamento do Sistema:
- Encaminhada a justificativa, via Sistema, o eleitor receberá um número de protocolo para consulta e informações pelo e-mail cadastrado.
- Recebida pelo cartório eleitoral o requerimento de forma legível, o eleitor será informado que aguarda apreciação do juiz eleitoral.
- Caso esteja ilegível, o eleitor será orientado a corrigir o problema e a proceder ao novo envio pelo sistema ou, se preferir, encaminhar os documentos fisicamente, pelo correio ou pessoalmente, a sua respectiva zona eleitoral.
- Por fim, o Sistema informará do deferimento ou do indeferimento do pedido pelo juiz eleitoral.

*Prazo para justificativa:
Eleitor no Brasil: 60 dias após as eleições
Eleitor no Exterior: 30 dias após o retorno ao país.

Gestor Responsável: Assessoria de Planejamento +