TRE-DF inicia recadastramento para implantar biometria

tre-df coletiva bio foto

Todos os atuais 1.861.622 eleitores do Distrito Federal serão obrigados a se recadastrar, passando a ser identificados pelo sistema biométrico, que reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação.

Em entrevista coletiva hoje, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF – TRE-DF -, Desembargador Mario Machado, anunciou que nas eleições do ano que vem só poderá votar quem tiver feito o recadastramento, cujo prazo termina no dia 31 de março de 2014.

O eleitor deverá fazer o agendamento pela internet – www.tre-df.jus.br – ou pelo telefone 3048 4000, das 12 às 19 horas.

Ele poderá ser atendido em qualquer um dos 21 cartórios e seis postos eleitorais. A lista com o telefone e endereços dessas unidades de atendimento pode ser obtida no http://www.tre-df.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais.

“O recadastramento é totalmente gratuito”, disse o presidente do tribunal.

O eleitor deverá apresentar o título de eleitor, documento de identificação e comprovante de domicílio.

Não serão aceitos como documento de identificação crachás, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteiras funcionais e de estudante.

 

MUDANÇA

Já a partir de hoje, quem for tirar título de eleitor pela primeira vez irá fazê-lo pelo sistema biométrico, que usa as impressões digitais. Uma foto será tirada do eleitor.

O Desembargador Mario Machado disse, ainda, que o recadastramento abrange todos os eleitores do DF, incluindo os já alistados aos quais o voto é facultado – maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos.

Quem não se recadastrar até 31 de março de ano que vem terá o título de eleitor cancelado não podendo, por exemplo, tirar ou renovar passaporte e fazer concursos públicos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido