Desembargador Erich Endrillo se despede do TRE-DF

Nomeado pelo Presidente da República, o magistrado ocupou o cargo deixado por André Macedo de Oliveira e atuou como Ouvidor do TRE-DF e Observador Internacional das Eleições do Peru (2020).

erich endrillo

Nesta quinta-feira (30), o magistrado Erich Endrillo Santos Simas encerra o biênio 2018/2020 no cargo de Desembargador Eleitoral titular na vaga de jurista na Corte Regional Eleitoral do Distrito Federal, durante a sessão judiciária, ocasião em que se despedirá de seus pares e dos colaboradores do órgão.

Palestrante e conferencista na área tributária e eleitoral, o desembargador é graduado em Direito pela Universidade Potiguar (UNP), e pós-graduado em Direito Tributário pela ICAT/AEUDF e em Direito Eleitoral, pelo UniCEUB/OAB. ÉDiretor Jurídico (DEJUR) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Membro da Câmara Superior de Direito Tributário da FECOMÉRCIO-DF.

Advogado com atuação na área tributária e tribunais superiores, exerce o magistério desde 2000, no UniCEUB, como professor titular da cadeira de DireitoTributário. Como professor também possui passagem em cursos preparatórios para carreiras jurídicas, tendo integrado instituições como Vestconcursos, Grancursos, InstitutoProcessus, Sui Juris.

Foi Conselheiro Titular da OAB/DF, instituição em que compôs a Comissão de Assuntos Tributários da OAB/DF, foi Membro Titular da Comissão de Assuntos Tributários do Conselho Federal da OAB, Membro julgador do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Foi, ainda, observador do Exame de Ordem, pelo Conselho Federal da OAB, em 2011, e Membro Adjunto, indicado pelo Conselho Federal da OAB, da banca examinadora do concurso público de Advogado Geral da União (AGU).

Professor da Escola da Advocacia (ESA/DF), atualmente é professor da Escola da Magistratura do DF (AMAGIS). Foi agraciado, em 2016 com a Medalha de Ordem do Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A sessão

Compuseram a sessão judiciária que marcou a despedida do magistrado, o Presidente do TRE- DF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador João Costa Carvalho, o Procurador Regional Eleitoral José Jairo Gomes e os desembargadores Hector Valverde, Diva Lucy, João Batista e Francisco Amaral.

Após reforçar a honra de participar e conduzir a sessão que marcou a homenagem e despedida do desembargador Erich Endrillo, o Presidente Humberto Adjuto Ulhôa fez um resumo do currículo do advogado e destacou que o jurista “deixou um memorável legado, proferiu votos de altíssima qualidade e sempre manteve uma relação cordial e amigável com os demais membros da Corte e da Procuradoria Eleitoral, assim como os servidores desta casa”.

Em seguida, o Vice-presidente e Corregedor José Costa Carvalho afirmou: “Sua Excelência é um grande julgador, homem talentoso e pessoa simples. Deixou suas marcas profundas, gravadas com pena de chumbo na Justiça Eleitoral do Distrito Federal.” Também homenagearam o magistrado o Procurador Regional Eleitoral José Jairo e os desembargadores Hector Valverde, Diva Lucy, João Batista, Francisco Amaral e os ex-desembargadores Telson Ferreira e Flávio Britto.

Em seu discurso de despedida, emocionado, o desembargador Erich Endrillo recordou o tempo em que chegou a Brasília, vindo de sua terra natal, e se encantou pela arquitetura do TRE-DF, sem imaginar que um dia comporia a Corte. Afirmou que deixa o Tribunal com o “coração bastante tranquilo do dever cumprido e espero ter honrado a vaga de jurista.” Em seus agradecimentos, o magistrado registrou sua gratidão a Deus, ao TJDFT pela indicação em lista tríplice, e a diversas autoridades com as quais trabalhou durante sua trajetória na Corte.

Além das autoridades, o jurista agradeceu aos colaboradores do TRE-DF: “Também não posso deixar de agradecer ao staff dos servidores que, embora possam ter se colocado nos bastidores, são, na minha visão, os verdadeiros protagonistas dessa grande obra que é o TRE-DF”.

A sessão foi transmitida e disponibilizada, na íntegra, pelo Youtube. Para assisti-la, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido