Presidente do TRE-DF participa do 71° COPTREL

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, participou da 71º edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (05/10) na Bahia ao som do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela cantora baiana Daniela Mercury.

Participação do Presidente do TRE-DF no Coptrel na BA

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, participou da 71º edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (05/10) na Bahia ao som do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela cantora baiana Daniela Mercury. A realização da cerimônia ocorreu no Fórum Ruy Barbosa e reuniu além dos presidentes de todos os TRE’s do país, diversas autoridades do estado.

Segundo o presidente do TRE-DF, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, "o 71º Colégio de Presidentes teve inegável sucesso, tendo sido discutidos vários temas e assuntos referentes a judicatura eleitoral, a modernização e efetividade da justiça eleitoral, bem como proposições relativas a interesses dos servidores".

O presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Mário Devienne Ferraz, comentou sobre a importância dos encontros. "Esses encontros residem na oportunidade que os presidentes têm, e também os diretores-gerais de cada regional, de discutir problemas e questões comuns, que afetam a todos, e procurar aperfeiçoar a prestação de serviço eleitoral de forma a melhorar o que possa ocorrer nas eleições e desenvolver, eventualmente, ferramentas que auxiliem no processo eleitoral".

Durante o evento, homenagens às autoridades e novidades a respeito do título eleitoral foram apresentadas para os participantes na cerimônia.

Novidade Tecnológica Eleitoral

Foi apresentado um novo aplicativo com intenção de diminuir custos e facilitar a interação do eleitor com a Justiça Eleitoral. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), o E-Título substituirá a segunda via do título eleitoral. A utilização do aplicativo não eliminará o título impresso, mas sim a necessidade de ser emitido num papel específico (papel moeda). “É só mesmo a questão do documento, que vai ser via digital e poderá ser impresso pelo próprio eleitor, bastando ter acesso a uma impressora”, salientou Rosana Magalhães, secretária de Tecnologia e Informação do tribunal acreano.

Além da diminuição nos custos com impressão, a ferramenta oferecerá outros serviços da Justiça Eleitoral, tais como: consulta aos locais de votação, justificativa eleitoral, agendamento, dentre outros. O aplicativo será gratuito e após os testes, o TRE-AC disponibilizará a ferramenta para os demais tribunais, que poderão aderir, ou não, a nova tecnologia.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido