Programa de “Formação de Políticos do Futuro”: acordo entre TRE-DF, TSE e Sec. de Educação
TRE-DF, TSE e Secretaria de Educação firmam acordo para implementar Programa de “Formação de Políticos do Futuro”

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (19/10), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes; e o Secretário de Educação do Distrito Federal, José Gregório Filho; assinaram na sede do TSE um Termo de Cooperação, com o objetivo de implantar e desenvolver o Programa de Formação de “Políticos do Futuro”, visando estimular os alunos do ensino médio da rede pública ou privada de ensino a exercerem a cidadania, levando a eles as características da organização do Estado brasileiro e esclarecendo os níveis de atuação de cada uma das esferas de governo e suas competências. O Programa faz parte do Projeto #partiumudar, também lançado na mesma solenidade.
Também estiveram presentes o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, Carlos Rodrigues, e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), parceiros do projeto #partiumudar .
O presidente do TRE-DF, em seu pronunciamento, lembrou que o “TRE-DF realiza há 13 anos, em parceria com a Secretaria da Educação, programas de conscientização da cidadania, de forma a demonstrar as crianças, aos jovens, e a todos de um modo geral, importância e os valores da democracia”. O Desembargador afirmou que o programa tem conseguido “despertar no ‘eleitor do futuro’, a consciência da obrigação de cada cidadão de participar efetivamente, cada um a sua forma e a sua maneira, na escolha da direção do país”.
Por sua vez, o presidente da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Carlos Rodrigues, em um discurso emocionado, após fazer um breve relato da história da democracia brasileira, fez uma crítica a sociedade atual, “somos aquela geração que não conseguimos plantar o que gostaríamos, ter um mundo melhor. É frustrante para nós sermos isso. Sinceramente, eu espero que vocês jovens não tenham essa frustração dolorosa”.
Além de esclarecimentos sobre a organização política do Estado brasileiro, o Programa irá incentivar os estudantes à participação ativa como cidadãos, promovendo eleições nos grêmios estudantis, simulando uma verdadeira campanha eleitoral, com a utilização inclusive da urna eletrônica.
O Programa será desenvolvido com ações planejadas da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, em parceria com a Secretária de Educação, com o suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do projeto “Partiu Mudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio”, realizado em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O projeto disponibiliza um website criado especificamente para trabalhar a educação para a cidadania com os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, contando com vídeos, imagens, guia do professor, guia do programa Eleitor do Futuro, espaço para enquetes, bancos de boas práticas, notícias e espaço para o diálogo entre todos os parceiros envolvidos.
Saiba mais: #partiumudar