TRE-DF ilumina fachada em apoio à campanha Março Azul

A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

TRE-DF ilumina fachada em apoio à campanha Março Azul

Quem transita em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal à noite vê que o prédio do edifício-sede está iluminado em apoio à campanha Março Azul, o mês da conscientização e prevenção do câncer de intestino, realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Segundo os organizadores, “focada no cidadão, a ação também quer sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao seu diagnóstico e tratamento precoces para reduzir seus indicadores.
Essa meta deve unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e saúde da população brasileira.”

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estudo estimando em 45.630 os novos casos de câncer de intestino ou câncer colorretal, no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Se vierem a se confirmar tais projeções, a doença alcançará um contingente superior a 136 mil pessoas.
Segundo o INCA, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes: sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.
A instituição também divulgou números que reforçam a necessidade de maior atenção para a doença: em 2020 foram registrados 20.245 óbitos por câncer de intestino (9,56 por 100 mil).
Considerando ser o câncer de intestino uma doença prevenível e com alta probabilidade de cura se diagnosticada precocemente, a dor pela perda de cada uma dessas pessoas torna-se ainda maior, estímulo para que mantenhamos o esforço pela conscientização da população e mobilização do sistema de saúde.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido