Atendimento Remoto TRE-DF

 

Você poderá requerer a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.


Siga os seguintes passos para realizar o atendimento remoto:


1 - Verifique se possui débito com a Justiça Eleitoral.


Antes de solicitar alteração de endereço ou de outros dados pessoais, bem como no caso de regularização de inscrição, verifique se possui débito com a Justiça Eleitoral. Caso possua, emita o boleto e efetue o pagamento através do Banco do Brasil.

Foi disponibilizado pelo Banco do Brasil, em caráter excepcional e enquanto durarem os efeitos da pandemia, a opção para pagamento da GRU Simples (multa emitida) em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil com cartão de débito de outros bancos.

Consultar débitos.


2 - Prepare a documentação que será anexada ao requerimento.


Digitalize ou tire fotos dos seguintes documentos:

a) Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).


b) Comprovante de residência, que deverá estar em nome: 

b.1) do Requerente;

b.2) dos pais do Requerente; ou

b.3) do cônjuge do Requerente (desde que possuam o mesmo sobrenome).


c) Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

Havendo pagamento de multa, o comprovante deve ser anexado ao requerimento na opção "Outros".


d) Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do gênero masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Se o interessado não possuir os documentos que comprovem a quitação com o serviço militar obrigatório ou a prestação alternativa, deverá acessar o sítio eletrônico www.alistamento.eb.mil.br para realizar seu alistamento militar, caso possua CPF.

Caso não possua CPF ou haja outro empecilho para a realização do alistamento militar pela Internet, o interessado deverá procurar a Junta Militar mais próxima de sua residência, a fim de regularizar sua situação. 

Faça também uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

Atenção: As imagens devem estar totalmente legíveis, sob pena de indeferimento do requerimento, e nas seguintes definições:

º Tamanho máximo por arquivo: 5 MB.
º Formatos permitidos: PNG, PDF e JPG.


3 - Faça seu requerimento.


Atenção: No campo Título de eleitor, na tela de identificação do requerente, somente selecione a opção NÃO TENHO se você nunca possuiu título eleitoral. Caso contrário, débitos indevidos podem ser gerados ou seu requerimento pode ser indeferido.

Informe, quando solicitado no formulário, pelo menos um telefone para contato, pois caso a documentação enviada esteja incompleta, será facultado ao juízo eleitoral a colocação do requerimento em diligência para pedido de complementação de informações. Nesse caso, o interessado deverá aguardar o cartório entrar em contato. A falta de complementação do pedido poderá resultar em indeferimento do requerimento.

O requerimento será concluído somente após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados, confrontando-os com a imagem do requerente e sua respectiva fotografia no documento de identificação.

Não há prazo fixo para a conclusão da análise dos requerimentos pelos cartórios. O tempo de atendimento vai variar de acordo com o cumprimento das exigências e da regularidade da documentação apresentada.

Iniciar seu atendimento remoto.


4 - Acompanhe seu requerimento.


Verifique se seu requerimento já foi analisado pela Justiça Eleitoral.

Depois de deferido o requerimento pelo Juiz Eleitoral, o eleitor poderá baixar a via eletrônica do título pelo aplicativo e-Título. O documento impresso não será enviado ao requerente.

O interessado somente deverá refazer novo requerimento se verificar, quando do acompanhamento do pedido anterior, que o requerimento consta como excluído no sistema. Nesse caso, deverá observar o motivo da exclusão para não repetir o equívoco.

Acompanhar requerimento.