Seja Sustentável em sua Casa

Mouse, teclado e monitor na web.

ENERGIA

GELADEIRA

A geladeira é o eletrodoméstico responsável pelo maior consumo de energia elétrica em uma residência, cerca de 30%. Veja a seguir algumas recomendações úteis para obter o máximo de economia com a geladeira:
   
Verifique as borrachas de vedação das portas; 
 
Instale a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, fora de alcance dos raios solares e distante do fogão;

Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupa. Deixe-a livre e
desimpedida; 

Siga as orientações do fabricante ao instalar, limpar, regular e manter a geladeira;    

Não abra a geladeira sem necessidade. Crie o hábito de colocar ou retirar alimentos e bebidas de uma só vez.; 
   
Não coloque alimentos ainda quentes na geladeira; 
   
Não coloque líquidos em recipientes sem tampa na geladeira; 

Não forre as prateleiras para não impedir a circulação interna de ar frio;

Verifique se a temperatura do congelador e o volume interno são adequados às suas necessidades.


   
CHUVEIRO

O chuveiro aquece a água por meio de uma resistência, o que o torna responsável por 25% do consumo de energia elétrica de uma residência. É claro que ninguém precisa deixar de tomar banho, mas que dá para gastar menos, dá! Veja como: 

Nos dias quentes utilize o chuveiro com a chave na posição "verão". Na posição "inverno" o consumo de energia elétrica é 30% maior; 

Banhos mais demorados são mais dispendiosos, o tempo recomendado para o banho é de 8 minutos; 

Procure limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro; 

Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento de consumo;
    
Evite o seu uso no horário de ponta (entre 18 às 21 horas). 
   

LÂMPADAS

A iluminação é responsável por cerca de 20% do consumo total de energia elétrica de uma residência, mas é possível obter considerável economia com iluminação. Veja como: 

Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, habituando-se a utilizar a luz natural;

Abra bem as janelas, cortinas e persianas e deixe a luz do dia iluminar a sua casa; 

Acostume-se a apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados, salvo aquelas que contribuem para a sua segurança; 

Utilize somente lâmpadas de voltagem compatível com a voltagem de rede da CEB, que é de 220 V; 

Adeque a iluminação a cada tipo de ambiente. Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes, que dão melhor resultado, duram mais e gastam menos energia; 
   
Dê preferência a utilização de luminárias com refletor espelhado; 

Na iluminação externa, usar relé fotoelétrico para o comando de lâmpadas que fiquem acesas durante a noite;

Na iluminação de jardins não use lâmpadas mistas e nem mercúrio, dê preferência para as lâmpadas de vapor de sódio e metálica, que são mais econômicas. 
FONTE: www.ceb.com.br

 

Uso racional de Computador e Impressora.

COMPUTADOR

Use, mas não abuse

Use o seu computador sempre que necessário, mas apenas o necessário. Lembre-se que ele é um equipamento que consome energia elétrica, que para ser produzida emite gases de efeito estufa e contribui para o aquecimento global. Por isso, uma das formas de contribuir para o combate à mudança climática é usar menos o computador.

 

Desligue seu PC quando não estiver em uso

Muitas pessoas acham que o processo de ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado. Não é verdade. Sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale a pena desligar o computador. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh, o que leva cada pessoa que desligar seu computador a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. Esse volume corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km. Há também a opção de colocar o computador em modo de Espera, que também economiza energia.

 

Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos

Em relação à energia, o mesmo raciocínio se aplica ao monitor de vídeo. Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos.

 

Configure o computador para economizar energia

Efetuar pequenas configurações na máquina, como regular o brilho da tela, podem reduzir o consumo de eletricidade. Configure o tempo para o micro entrar em modo de espera ou em hibernação quando estiver ocioso. No Windows, acesse, no menu Iniciar, "Painel de Controle/ Vídeo/ Proteção de Tela". Lá é possível definir esquemas de consumo de energia.

 

Desligue todos os equipamentos que não estão em uso

Desligue o computador e todos os periféricos da tomada quando não estiverem em uso. Uma boa opção é usar uma régua de tomadas com chave de liga/desliga. Isso evita que o computador e os periféricos, tais como impressoras e modens, mantenham um consumo de energia, ainda que baixo, mesmo quando não estão sendo usados.

 

Diga não ao lixo eletrônico

Não envie desnecessariamente spams e correntes que congestionam caixas postais e poluem o mundo on-line, levando a um uso mais intenso dos computadores, e, como conseqüência, a um consumo maior de energia elétrica. De acordo com levantamento feito pela Barracudas Networks, uma grande empresa norte-americana de gerenciamento de correio eletrônico, 95% dos emails enviados no mundo todo são spams.

FONTE: Programa de Gestão Ambiental do Ministério Público Federal.

   

IMPRESSORA

Desligue a impressora quando não estiver em uso.

Não se esqueça de imprimir nos dois lados da folha mesmo se sua impressora não tiver essa opção, retire o papel e coloque de volta na impressora do lado contrário.

 

Separação de lixo doméstico.

Não deixe de separar o lixo seco do lixo orgânico, pois mesmo que ainda não haja coleta seletiva em todo o DF, nas áreas destinadas a depositar os resíduos, os catadores separam os materiais, e quando os sacos estão leves sabem que é lixo reciclável, se estiver pesado sabem que é orgânico ou foi perdido, por conter água.

Assim, não deixe de separar os sresíduos também em casa.

No lixo seco devem ser colocados os itens passivos de reciclagem, como papel, garrafas de plástico, vidro e papelão. Mas lembre-se de que deve estar seco, ou seja, não pode haver ainda resto de líquidos dentro. Assim, jogar o resto de líquidos não consumidos fora antes de depositar o resíduo na lixeira.

No lixo orgânico devem ser colocados todos os outros materiais que não podem ser reciclados, como chiclete, restos de comida, isopor, papel higiênico, etc.

 

Torneiras

Instale Aeradores de fluxo ou redutores de fluxo reguladores, que diminui a entrada de pressão de água, gerando economia de 20% a 30% na conta. Apenas observe a marca da sua torneira e compre o dispositivo em qualquer casa de material de construção.

Chuveiro

Gasto de 3 a 6 litros de água por minuto
Banho de 20 minutos: 120 litros de água
Banho ideal de 5 minutos: 30 litros de água

Escovar os dentes durante 3 minutos
Torneira aberta continuamente: gasto de 18 litros
Abrindo e fechando durante a escovação: gasto de 2 litros

Lavagem de louça
Torneira aberta continuamente: gasto de 240 litros
Abrindo e fechando durante a lavagem: gasto de 70 litros

Lavar calçadas com mangueira

Gasto de 120 litros. Recomenda-se não varrer a sujeira com água potável e ao, invés disso, usar a água de lavagem de roupa, por exemplo.

Descarga / Torneira mal fechada
Uma torneira pingando desperdiça: 46 litros por dia
Uma torneira fluindo em filete desperdiça: de 180 a 750 litros por dia
Uma torneira correndo normalmente: de 8,5 mil a 12,5 mil litros por dia

Gasto de 7 a 10 litros por descarga.
Recomenda-se manter a válvula de descarga regulada.
A água pode escapar pelo ladrão (cano por onde escorre o excesso de água que entra na caixa), por torneiras mal fechadas ou por furos nos canos.
O desperdício de água pelo ladrão pode chegar a 10 mil litros por dia.

Se você perceber paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água é porque provavelmente existe vazamento na sua instalação hidráulica, que pode causar uma perda de 2 a 7 mil litros de água por dia.

FONTE: http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/FolhetosManuais/Economizar%20Água.pdf