Desembargador Joaquim de Souza Neto

Foto do desembargador Joaquim de Souza Neto

Nascimento: 3 de outubro de 1916

Naturalidade: Piracuruca/PI

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Joaquim de Souza e Maria de Madalena de Souza.

Vida Funcional

Joaquim de Souza Neto se destacou na década de 50, como um dos mais cultos Juízes do Rio de Janeiro, para onde se transferiu tão logo concluiu o curso de Direito, tendo ingressado na Justiça do então Distrito Federal através de concurso público.

Como magistrado de Primeira Instância atuou tanto na área cível como criminal e, antes de pedir sua transferência para Brasília, em 1960, presidiu o Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.

Veio para Brasília no ano de sua inauguração, como Juiz de Direito, tendo sido, naquele mesmo ano, promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, do qual era vice-presidente durante a 2ª gestão do Desembargador João Henrique Braune, a quem veio suceder de 19.06.63 até 29.04.64, completando, assim, o segundo mandato do Desembargador Braune, que requerera aposentadoria quando exercia a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral.

Reconduzido ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Souza Neto foi eleito para um novo mandato que se estendeu de 30.04.64 até 24.04.66, quando foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Além de Jurista de renome, Souza Neto também teve brilhante atuação no terreno da literatura, escrevendo romances que o credenciaram como um expoente nas letras não só na Capital da República mas em todo o País.

Publicou, além de obras de natureza jurídica, dois romances consagrados pela crítica: "Filho de Deus" e "Os Soares", ambos editados em 1961. É membro da Academia Brasiliense de Letras.

Fonte: TJDFT