Desembargador Luiz Cláudio de Almeida Abreu

Foto desembargador Cláudio de Almeida Abreu

Nascimento: 18 de junho de 1936

Naturalidade: Muriaé – MG

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Aristóteles Abreu e de Ruth de Almeida

Formação: Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais.

Vida Funcional:

De 1962-1970 foi Oficial Instrutivo e Assistente de Ministro no Tribunal de Contas do Distrito Federal, Defensor Público, Promotor Substituto e Promotor Público, em Substituição, do Ministério Público do Distrito Federal.

Em 1973 foi Juiz Substituto da Justiça do Distrito Federal; no ano seguinte, Juiz de Direito.

Foi Juiz da 1a Zona Eleitoral de Brasília e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. 

Em 1982 tomou posse no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Foi eleito Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal para o biênio 1988-1990, assumindo a presidência em 1992.

Luiz Cláudio de Almeida Abreu exerceu outras atividades das quais se destacam: Advogado no Distrito Federal, Professor de Direito Civil e Constitucional na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal; Integrante de Banca Examinadora dos concursos públicos para datilógrafo e oficial instrutivo do Tribunal de Contas do Distrito Federal e Juiz Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios; Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal.

Foi também participante e Expositor de Temas de Direito em diversos Congressos, Seminários, Encontros de Magistrados, realizados em vários Estados da Federação.

Fonte: TJDFT