TRE-DF divulga seções sorteadas para os procedimentos de auditoria

O sorteio contou com a presença da Coordenação de Organização e Fiscalização de Propaganda Eleitoral (COFPE), do Procurador Eleitoral Wellington Luis de Sousa Bonfim e de Observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Também acompanharam a audiência o Juiz Edson Lima Costa, representantes de partidos políticos, de coligações, da Justiça Eleitoral e da imprensa.

Eleicoes 2018

Na manhã de hoje (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sorteou os locais de onde serão retiradas as seis urnas eletrônicas utilizadas nos procedimentos de auditoria. O sorteio aconteceu às 9h, no 2˚Subsolo do edifício-sede do Tribunal, e contou com a presença de Observadores Internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA), representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também estiveram presentes o Diretor Geral do TRE-DF, Eduardo Castro, servidores da Justiça Eleitoral, fiscais de partido e diversos órgãos de imprensa.

A abertura do sorteio foi realizada pelo Presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, o Juiz Eduardo Rosas. O magistrado explicou que hoje são sorteadas seis urnas eletrônicas entre todas as seções do Distrito Federal e que, destas, três serão trazidas para o Tribunal, onde ocorre o procedimento de auditoria em ambiente controlado - a chamada votação paralela. As outras três serão destinadas à realização de outra auditoria que ocorrerá, pela primeira vez, no próprio local de votação no dia das eleições.

Em sistema próprio do TSE e, seguindo todas as determinações por ele impostas, o sorteio indica a Zona Eleitoral e a seção eleitoral das quais as urnas serão retiradas. A seguir, é informado o número de eleitores aptos na seção sorteada, o que traz o parâmetro para o número de cédulas que serão depositadas nas três urnas de lona utilizadas na votação paralela. Nesse caso, o número de cédulas corresponde a 82% dos eleitores aptos nas seções.

O Juiz ressaltou que, no caso das três urnas que foram sorteadas para a auditoria in loco, não haverá votação manual, uma vez que se destina a testar o sistema das urnas.

Nestas eleições, além da tradicional convocação de partidos políticos/coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, a Justiça Eleitoral convidou o Tribunal de Contas da União para acompanhar o procedimento. O Auditor do Controle Externo Hugo Leonardo Villela Gouveia atuou como observador e falou sobre a importância de o TCU acompanhar esse momento da democracia: “O papel do Tribunal de Contas, como um órgão de controle, é fundamental porque existem procedimentos de controle que estão acontecendo hoje para validar a confiabilidade das urnas e, como nós somos o órgão federal que trabalha com isso, é de suma importância essa participação".

Urnas sorteadas para a auditoria em ambiente controlado

A primeira seção sorteada foi a de número 42 da 10ª Zona Eleitoral. Localizada no Centro de Ensino Médio 01 do Núcleo Bandeirante, ela possui 295 eleitores aptos. Assim, serão inseridas 241 cédulas de papel na urna de lona para a votação paralela.

A segunda foi a da seção 250 da 21ª Zona Eleitoral. Situada no Centro de Ensino Fundamental 804 do Recanto das Emas, possui 369 eleitores aptos e, portanto, 302 cédulas de papel serão inseridas na urna de lona.

A última sorteada para o ambiente controlado de auditoria foi a seção 66 da 1ª Zona Eleitoral. Localizada no Colégio SEB Dínatos, na Asa Sul. A seção possui 341 eleitores aptos, o que fará com que 279 cédulas sejam inseridas.

 Urnas sorteadas para a auditoria nas seções

A primeira localidade sorteada para a auditoria nas seções foi a seção 46 da 14 ª Zona Eleitoral, localizada no Colégio JK da Asa Norte. A segunda foi a seção 115 da 19 ª Zona Eleitoral, situada no Centro de Ensino Fundamental 12, em Taguatinga Norte. A última foi a seção 51 da 9ª Zona Eleitoral, localizada no Centro de Ensino Médio 1 do Guará.

As três urnas sortedas para a votação paralela agora serão buscadas nas seções e trazidas ao Tribunal, para o procedimento de auditoria em ambiente controlado. O Juiz Eduardo Rosas ressaltou aos presentes que o procedimento tem como objetivo a realização da auditoria e que, portanto, não se destina a promover uma enquete pra o resultado das eleições.

Para ler mais sobre a votação paralela, clique aqui

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido