TRE-DF e Secretaria de Educação assinam novo acordo de cooperação para execução do Programa Eleitor do Futuro
Na mesma ocasião, serão doados 40 computadores para a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Na próxima quinta-feira (19), o Programa Eleitor do Futuro alcançará um novo patamar: será celebrado mais um acordo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e a Secretaria de Educação. O documento será assinado às 16h30 no Gabinete da Presidência do TRE-DF.
Por considerar o projeto estratégico, a Secretaria de Educação disponibilizará dois professores para o tribunal. Eles trabalharão na execução e acompanhamento do Programa Eleitor do Futuro, realizando visitas in loco e acompanhando diariamente o desenvolvimento das atividades.
O Secretário da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa, Ronaldo Franco, falou sobre a importância desse momento: “A celebração desse novo acordo de cooperação vem por consolidar o Programa Eleitor do Futuro, que já existe há 14 anos. Já foram realizados outros acordos de cooperação, mas nenhum com uma amplitude tão grande quanto esse. Inclusive com a disponibilização de dois profissionais que atuarão no tribunal. Isso demonstra que a Secretaria considera o programa como estratégico para as diretrizes de ensino do Distrito Federal, o que eleva o programa a um novo patamar”, frisou.
No mesmo dia, será assinado um contrato de doação que transferirá 40 computadores e 40 monitores do TRE-DF à Secretaria de Educação. A iniciativa objetiva fomentar o projeto Educação Integral em Tempo Integral, diversificar as atividades oferecidas aos estudantes e oportunizar a ampliação da aprendizagem.
Em ofício encaminhado ao TRE-DF, o Secretário Adjunto Clóvis Lucio da Fonseca falou sobre a importância da referida doação: “(...) os computadores constituem equipamentos necessários ao suporte e ao acompanhamento pedagógico e operacional que são realizados pela Subsecretaria de Educação Básica”.
Desenvolvido desde 2004, o Programa Eleitor do Futuro visa despertar nos alunos reflexões acerca dos seus direitos em um contexto social e interdisciplinar, além de incentivar a juventude ao alistamento eleitoral e ao voto consciente.