TRE-DF participa do 2º Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral

A iniciativa incluiu palestras e reunião técnica para debater questões referentes ao tema

II Encontro sobre Acessibilidade

Na última quinta-feira (30), a Chefe do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade do TRE-DF, Danielly Morelle, participou do 2º Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral. O evento aconteceu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reuniu representantes dos regionais eleitorais de todo o país. A programação incluiu a abertura com a presença da Ministra do TSE, Edilene Lôbo; do Diretor-geral Rogério Galloro; da Secretária de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG), Julianna Sesconetto; e da Assessora de Diversidade e Inclusão, Samara Pataxó.

A primeira palestra teve como tema o capacitismo e foi ministrada pela Auditora Federal de Controle Externo e Assessora de Inclusão e Acessibilidade da Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), Valéria Cristina Ribeiro.

Em seguida, a Analista Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Wendelaine Oliveira apresentou o painel “Barreiras à Acessibilidade: Reconhecer para Transformar”. Ela destacou que a relevância da acessibilidade não se restringe ao público que dela necessita, mas que também é fundamental à otimização da vida pública. Frisou, ainda, que as barreiras que impedem ou restringem o exercício pleno da cidadania de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida são inúmeras.

Ao final, a titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Izabel Maior abordou o tema avaliação biopsicossocial. A médica defendeu que a avaliação de uma pessoa com deficiência deva ser baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), em vez da Classificação Internacional de Doenças (CID). Segundo a primeira abordagem, a deficiência estaria fora do indivíduo e resultaria das barreiras à participação social, enquanto a CID consideraria a deficiência como atributo biológico do indivíduo.

À tarde, foi realizada reunião técnica a respeito das ações a serem executadas visando à melhoria da acessibilidade para as eleições municipais do próximo ano. O encontro foi finalizado com a apresentação de grupos artísticos formados por pessoas com deficiência.

*Texto produzido com base em informações divulgadas pelo TRE-RS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido