Presidente do TRE-DF recebe visita do Administrador Regional do Recanto das Emas
A visita ocorreu na tarde desta sexta-feira (15/03), no edifício-sede da Corte

Na tarde desta sexta-feira (15/03), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, recebeu visita institucional do Administrador Regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan. Acompanhado do Diretor de Ordenamento e Território Alexdone Neres, o administrador veio falar sobre a desativação do cartório eleitoral de sua região em função da construção da Central de Atendimento ao Eleitor.
Na ocasião, Belinati destacou que a medida foi embasada em estudos prévios e visou atender ao princípio da economicidade sem desassistir o cidadão: “Nós atenderemos mais rápido e com mais estrutura. A migração digital fez com que diversos serviços passassem a ser prestados virtualmente. Fizemos um grande estudo para mensurar o impacto nos serviços e concluímos que a medida trará uma grande economia, além de possibilitar que possamos devolver os prédios públicos para serviços como a saúde, que são muito importantes. E, além da central, serão instaladas mais unidades dos postos do Na Hora, bem como levaremos carretas da justiça itinerante para perto da população próximo ao fechamento do cadastro eleitoral."
O Chefe de Gabinete da Presidência, Edvaldo Guimarães, também participou da reunião e ressaltou as conclusões dos estudos empreendidos para a consecução da Central. A respeito da ampliação da capacidade de atendimento com a medida, Edvaldo destacou: "Inicialmente serão 18 pontos de atendimento que poderemos ampliar até para 30, com a capacidade de atender quase 10 mil pessoas".
A respeito da destinação do prédio, o Presidente destacou que os edifícios devolvidos pela Corte voltam para o domínio da União e sua destinação é feita pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento.
Belinati destacou ao Administrador a importância da mobilização da juventude para o alistamento eleitoral e frisou que, no Distrito Federal, 40% dos jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram o título de eleitor: "O prazo para a emissão é 8 de maio, data do fechamento do cadastro em razão das eleições. Pensando nisso, o TRE-DF, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria de Educação iniciou o projeto que leva uma carreta com Cartório Eleitoral para colégios públicos. A previsão é de que cerca de quatro mil jovens estudantes recebam o título de eleitor durante a campanha de alistamento. Aqueles que não forem atendidos pela iniciativa também poderão emitir o título de eleitor no site do TRE-DF ou nos cartórios eleitorais. Assim, tenho destacado às lideranças a necessidade de mobilizar os jovens para ampliar a participação deles no processo eleitoral", destacou o Presidente do TRE-DF.
O Administrador Regional do Recanto das Emas elogiou o trabalho feito pela Administração da Corte para o alistamento dos jovens e destacou: "É importantíssimo, porque a pessoa só vira cidadã depois que tem um título eleitoral."